Matérias

Novos controladores de velocidade vão coibir ‘rachas’ e reduzir acidentes, diz Manaustrans

Do Portal da CBN Manaus

Seis novos controladores de velocidade começam a funcionar a partir da segunda-feira (18), em três vias da capital.

Os equipamentos foram instalados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), em locais onde a fiscalização constatou a ocorrência de ‘rachas’ – disputa de corridas com veículos em via pública – e nas áreas onde há registros constantes de acidentes, por causa do excesso de velocidade.

Os novos controladores foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e estão instalados em pontos de fácil visibilidade.

Confira os locais:

Avenida Torquato Tapajós:

1º – Após a fábrica Phillips, no sentido centro/bairro, e 2º – Após a Avenida Desembargador Paulo Jacob, no sentido bairro/centro;

Av. Gov. José Lindoso (das Torres): 1º – Próximo a rua Fukushima (centro/bairro) e 2º-Próximo a rua Tóquio (bairro/centro);

Av. Cel. Teixeira (Estr. Ponta Negra): 1º – Lado oposto à CIACOM – Companhia de Comunicações, Exército, sentido centro/bairro, e 2º em frente ao Jardim das Américas, sentido bairro/centro.

De acordo com o Manaustrans, as vias com os novos equipamentos já estão sinalizadas, para indicar que a velocidade máxima permitida é de 60 quilômetros por hora.

A medida obedece à Resolução 396, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), cujos controladores não precisam ter o display para mostrar a velocidade desenvolvida pelo condutor, nem placas de alerta indicando a instalação do dispositivo.

O diretor-presidente do Manaustrans, Walter Cruz, enfatizou que o objetivo é preservar vidas e conscientizar que, para isso, as pessoas devem respeitar as leis do trânsito.

Dados do Manaustrans indicam que no ano de 2011, a Avenida Torquato Tapajós registrou 23 acidentes com vítimas fatais.

Além dos registros de ‘rachas’, a Avenida das Torres se destaca com uma das avenidas  de maior número de ocorrência de acidentes em Manaus.

Já na Avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, no mesmo ano, ocorreram sete mortes no trânsito e, mesmo assim, os condutores costumam desenvolver alta velocidade.

Os controladores vão autuar somente os condutores que excederem o limite de velocidade regulamentada para a via. Quem ultrapassar até 20% da velocidade de 60 km/h, a infração é média, com multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH.

Para casos entre 20% a 50% acima da velocidade, a multa é grave, no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

As próximas a receberam os equipamentos de fiscalzação, ainda em data a ser definida, são a estrada do Turismo e a Avenida Max Teixeira.

Um estudo ainda em andamento pretende reduzir para 40 quilômetros por hora, a velocidade máxima de lombadas eletrônicas que hoje estão em 60 km/h.

Um comentário para “Novos controladores de velocidade vão coibir ‘rachas’ e reduzir acidentes, diz Manaustrans”

  1. anonymous disse:

    Essa medida do contran foi feita pra coibir os “desaceleramentos” quando chega a sinalização avisando que tem pardal, ou seja vem pra educar de fato os condutores, porque o cidadao desacelera e depois de passado o pardal acelera denovo.

    Pois bem na teoria é muito bonito , na pratica encher a burra da prefeitura de dinheiro.

    Com a palavra o Sr. Ten. Cel. Walter Cruz

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links