Matérias

Novo Projeto de Lei que garante o controle do mercado de gás natural no AM será analisado pela Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deve analisar, nos próximos dias, o novo Projeto de Lei do Gás (PL 153), que deverá garantir o controle da exploração do gás natural do Estado nas mãos do governo.

Atualmente, a exploração está concentrada nas mãos de apenas uma empresa, tema que vem sendo discutido nos níveis do Executivo e do Legislativo estaduais.

Nesta quarta-feira (16), em entrevista à Rede Tiradentes, o presidente da Comissão de Gás e Energia da Aleam e relator do projeto, deputado estadual Sinésio Campos (PT), negou um impasse na discussão do veto do governo ao novo PL. Segundo Sinésio, o governo quer apenas manter o controle do mercado, para evitar o que vem ocorrendo atualmente.

Conforme o petista, além de garantir o controle do governo, o novo Projeto 153 deverá regular a Lei do Gás, criando uma indústria para a geração de milhares de empregos no setor. Sinésio disse que já encaminhou o relatório para a análise do governo.

Ele destacou a criação de um Projeto do Gás Social, que possa fazer chegar às populações amazônicas mais humildes a preços mais baixos.

Ao todo, 17 blocos de gás em 19 municípios deverão ir a leilão nos próximos meses, o que deve ampliar o mercado de gás do Amazonas, inclusive com a participação empresas de mercado internacional.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links