Matérias

Novo ciberataque mundial está em curso, dizem especialistas

Novo ataque hacker em grande escala rouba moeda virtual

Um novo ataque hacker de grande escala afetou centenas de milhares de computadores em todo o mundo nesta quarta-feira (17), de acordo com especialistas em segurança cibernética. Este ‘malware’, batizado de Adylkuzz, se instala em equipamentos através da mesma vulnerabilidade do sistema operacional Windows utilizada pelo WannaCry, que bloqueou dados em mais de 300 mil computadores em cerca de 150 países na última sexta-feira (12). Dessa vez, o Adylkuzz age de forma mais discreta para extrair dinheiro de usuários.

“Ele utiliza, com mais discrição e para diferentes propósitos, ferramentas de pirataria recentemente reveladas pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) e a vulnerabilidade agora corrigida pela Microsoft”, afirmou o pesquisador Nicolas Godier, especialista em segurança cibernética da Proofpoint.

Nessa segunda-feira (15), a própria Microsoft confirmou, em nota divulgada à imprensa, que o vírus WannaCry foi baseado em um código criado pela NSA para explorar uma fraqueza no sistema de seugurança do Windows. O código da NSA foi vazado por hackers em agosto de 2016, abrindo espaço para a criação do vírus que infectou computadores do mundo todo na semana passada.

“Ainda desconhecemos o alcance, mas centenas de milhares de computadores podem ter sido infectados”, disse à AFP Robert Holmes, da Proofpoint. Ele indicou que o ataque desta quarta-feira é “muito maior” que o WannaCry.

Funcionamento. O malware Adylkuzz  cria, de forma invisível, unidades de uma moeda virtual não localizável chamada Monero, parecida com o Bitcoin. Os dados que permitem utilizar este dinheiro são extraídos do computador afetado, e enviados a endereços criptografados.

Para os usuários, “os sintomas do ataque incluem sobretudo uma performance mais lenta do aparelho”, afirma a Proofpoint em um blog. A empresa detectou alguns computadores que pagaram o equivalente a milhares de dólares sem o conhecimento de seus usuários.

De acordo com Robert Holmes, “já aconteceram ataques deste tipo, com programas que criam moeda criptográfica, mas nunca nesta escala”.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links