Matérias

Nova doação de rins beneficia dois pacientes renais crônicos, em Manaus

Portal da CBN MANAUS

Dois pacientes que estavam na fila de transplantes acabam de ser beneficiados, após doação de rins pela família de uma paciente de 52 anos, que estava internada no Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, e teve morte encefálica confirmada, na última segunda-feira (15). A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), que obteve a autorização para doação dos órgãos.

Os dois rins da doadora foram transplantados na terça-feira (16), para um paciente do sexo masculino de 35 anos e uma jovem de 29 anos, ambos portadores de insuficiência renal crônica. Os dois permanecem internados, com boa evolução do pós-operatório, segundo informou a Central de Transplantes do Amazonas, nesta quinta-feira (18).

As córneas, também doadas pela família, foram encaminhadas ao Banco de Olhos do Amazonas, para análise clínica e testes, com posterior liberação para o transplante.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que os órgãos captados pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – as chamadas CIHDOTTs – beneficiam pacientes que estão aguardando em uma lista única, definida pela Central de Transplantes do Estado e controlada pelo Ministério da Saúde. Ele frisa que a doação de órgãos só acontece após a expressa autorização da família. “Por isso sempre destacamos o quanto é importante que as pessoas, em vida, expressem para a família o desejo de ser doadoras. Numa circunstância de óbito, é mais fácil para a família tomar a decisão tendo conhecimento desta vontade do ente querido”, disse Alecrim.

Segundo dados da Central de Transplantes do Amazonas, neste ano, já foram realizados 23 transplantes de rins, em Manaus, sendo 12 a partir de doador falecido e 11 entre vivos. Os transplantes de córnea já chegam a 108 procedimentos.

Em 2012, o Amazonas registrou crescimento de 35% no número de transplantes realizados e foi destaque no ranking organizado pelo Ministério da Saúde para o acompanhamento desse indicador. A tendência é expandir este procedimento de alta complexidade. A Fundação Hospital Adriano Jorge está sendo preparada para dar início, ainda neste ano, à realização de transplantes de fígado e o Hospital Universitário Francisca Mendes, para realizar transplante de coração, a partir de 2014.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links