Matérias

No Dia Mundial da Pessoa Idosa, ação da Susam leva música à Fundação Dr. Thomas

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por intermédio da Coordenação Estadual da Saúde da Pessoa Idosa, promoverá, nesta segunda-feira (15/06), uma ação beneficente na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas.

Trata-se de uma apresentação musical do cantor Célio Costa, músico católico que faz trabalho de evangelização através da sua arte, com repertório de orações e louvores. A apresentação terá início às 9h e ocorrerá na parte externa, com duração de uma hora, para que não haja contato com os idosos, obedecendo ao distanciamento adotado por ocasião da pandemia de Covid-19.

Os servidores da Fundação Dr. Thomas posicionarão caixas de som em locais que possibilitem um maior alcance para que os idosos apreciem a apresentação de onde estiverem: quarto, refeitório, corredores, mantendo a rotina de cuidados, além do conforto.

“Assim, mantêm-se os cuidados quanto a não aglomeração dos idosos”, destaca a coordenadora estadual da Saúde da Pessoa Idosa e membro integrante do Conselho Estadual do Idoso (CEI – AM), Deiziane Epifânio.

A coordenadora também reforça que o show, além de proporcionar um momento de lazer, contribui com o bem-estar dos idosos, levando conforto e carinho. “Neste contexto atual, onde são necessários o isolamento social e a grande redução do número de pessoas que podem entrar em contato com os idosos residentes (cuidadores e profissionais da equipe de saúde), interrompendo suas rotinas e atividades sociais preexistentes à pandemia, tais mudanças podem ocasionar uma maior ansiedade e estresse, evidenciando muito mais a sensação de solidão, podendo gerar um quadro depressivo ou agravando, se já existir, a saúde do idoso”, observa.

Ainda segundo a coordenadora, a ação é uma maneira de fazê-los reviver bons momentos, sensações e lembranças, para renovar as forças e proporcionar o bem-estar. “Um momento de paz de espírito, onde não cabe o medo ou a violência. O intuito da ação, nesse momento de maior vulnerabilidade aos idosos por conta da Covid-19, em meio a tantos receios e preocupações, é de proporcionar o bem-estar, fortalecer a fé e a esperança, transmitindo uma mensagem positiva de que momentos melhores estão por vir”, frisa.

A data de 15 de junho foi instituída como o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), em 2006. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Há várias formas de violência contra a pessoa idosa: física, psicológica, sexual, financeira, negligência e abandono.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links