Matérias

Nível do Rio Negro começa a subir em Manaus após 21 dias de estiagem

Rio subiu 4 cm em em dois dias, segundo o Porto de Manaus.
Mais de 5 mil famílias estão afetadas pela estiagem no interior do AM.

Após 21 dias consecutivos se mantendo estável ou secando, o nível do Rio Negro subiu. De acordo com a medição realizada no Porto de Manaus, a cota chegou a  19,65 m nesta sexta-feira (26). Mesmo com o possível início da enchente, informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apontam que a estiagem em municípios que estão em estado de emergência só deve terminar em abril.

Segundo Valderino Pereira, engenheiro responsável pela medição do rio no Porto de Manaus, o Negro subiu 4 cm em dois dias. “Ontem [quinta] subiu dois centímetros e hoje [sexta] dois. [A cota] Estava 19,63 m, hoje está 19,65. Conforme outros anos, aquele momento de vazante, estiagem, é momentâneo. Esperamos que realmente já retome seu caminho normal, que é de enchente, até meados de junho, início de julho”, disse ao G1.

Valderino conta ainda que situação parecida ocorreu em 2004, quando Negro teve 21 dias de vazante em fevereiro daquela ano.

“Por exemplo, em 2007, o rio baixou sete dias em fevereiro e em torno de 10 dias em março. Em 2004, o rio baixou 21 dias igual a este ano. No mês de fevereiro também”, revela.

Estiagem
Mais de 5 mil famílias foram atingidas pela estiagem em municípios do Alto Rio Negro. Moradores dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e Barcelos enfrentam problemas na navegação, distribuição de alimentos e combustíveis.

De acordo com o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, mesmo com a subida do rio em Manaus, a seca deve continuar em outras partes do estado. “Agora, começa o processo da cheia. A subida do Rio Negro depende do Solimões. A medida que o Solimões voltou a subir represou o Rio Negro, aqui em Manaus. Agora começa o processo de cheia. Isso está acontecendo aqui em Manaus. Na região do Alto Rio Negro, que vai de Barcelos até São Gabriel da Cachoeira, a estiagem deve continuar pelo menos até o mês de abril. Vai depender das chuvas que vão cair no hemisfério norte. O Alto Rio Negro só vai começar a normalizar final do mês de março ou mês de abril”, explica.

O superintendente acredita que a cheia não deve registrar níveis elevados. “Isso [estiagem] já aconteceu outras vezes, mas é um fato incomum se a gente considerar que nessa época do ano o rio estaria com um cota de 24 até 25 metros, até o mês de junho, que é o auge da cheia, quando ele sobe quatro metros. Pelo fato de estar com cota de 19 m deve ser uma cheia pequena. Agora, tudo vai depender das chuvas que vão cair de agora até o mês de maio”, disse ao G1.

Mapa estiagem no Amazonas (Foto: G1 AM)

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links