Matérias

Morre o levantador de toadas e ex-vereador Arlindo Júnior: Voz marcante do Boi Caprichoso

Conhecido  como “Pop da Selva”, o ex-vereador, levantador de toadas, e ex-apresentador do boi-bumbá Caprichoso, Arlindo Júnior, de 51 anos, morreu na noite desse domingo (29/12), em uma unidade de saúde, de Manaus. Peça importante da cultura amazonense e do boi-bumbá de Parintins,  Arlindo Júnior lutava contra o câncer desde 2016. A doença começou no pulmão e já estava no cérebro.

O velório do artista será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, ao lado da Arena da Amazônia, na Avenida Constantino Néry, zona Centro-sul de Manaus, e será aberto ao público.

O corpo do artista do boi-bumbá Caprichoso será sepultado nesta terça-feira.

Amigos, governo do Amazonas e entidades se manifestaram sobre a morte de Arlindo Júnior:

 

Nota de pesar

Registro com imenso pesar o falecimento ocorrido na noite deste domingo, em Manaus, do meu querido amigo Arlindo Júnior, depois de lutar bravamente contra um câncer.

A demonstração de pesar de muitos é o reconhecimento ao ídolo pelo importante trabalho que fez na cultura do Amazonas, e de um modo especial ao Festival de Parintins.
Arlindo foi o nosso embaixador. Foi um dos maiores propagadores do nosso ritmo, da nossa toada. Interpretava com alma e levantava uma nação. Em Manaus, independente de qualquer função, estava sempre pronto a erguer nossa bandeira, a bandeira do nosso folclore.

Em outubro, no aniversário de Parintins, estivemos juntos em minha residência relembrando um pouco da história recente de nossa terra. Como se fosse uma despedida, participou este ano de vários momentos com a galera que sempre lhe admirava. Participou do Carnailha, cantou no Mercado, no Festival, no buteco, na praça, no curral e ainda tinha tempo de agradecer o dom da vida.
Hoje, choramos a perda de um dos maiores ícones do Festival de Parintins. Um homem que amou nossa cidade, que distribuiu alegria e lutou até o fim.

Em nome de todos os parintinenses, externo a nossa eterna gratidão ao Pop da Selva, decretando três dias de luto oficial no munícipio e pedindo ao nosso Pai que conforte o coração de todos.

Frank Bi Garcia
Prefeito de Parintins

 

Nota de Pesar 

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa manifesta profundo pesar pelo falecimento do cantor Arlindo Júnior, na noite desse domingo (29/12), em Manaus.

 Nome forte do boi Caprichoso, Arlindo revolucionou a forma de apresentação das toadas e se tornou o “Pop da Selva”. “A Cultura do nosso estado perde mais um grande ícone. Além de extremamente talentoso, Arlindo foi um guerreiro. Nesse momento, presto toda a minha solidariedade à família, aos amigos e aos fãs”, destacou o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Além da dedicação à música, Arlindo teve inserção na política local e acumulou passagens pelas secretarias estadual e municipal de Cultura.

O velório acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV).

 

Prefeitura de Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, externa profundo pesar pela morte do cantor e ex-vereador Arlindo Júnior, aos 51 anos, na noite deste domingo, 29/12, e decreta luto oficial por três dias em Manaus. Há três anos, o artista conhecido como “Pop da Selva” lutava contra o câncer.

“Eu e minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro lamentamos a perda desse grande expoente da cultura do Amazonas, que foi Arlindo Júnior. Figura talentosa e carismática, levou alegria a multidões. Na política, foi atuante no Parlamento pelos interesses do povo de Manaus. Nos solidarizamos com familiares e amigos neste momento de profunda dor”, disse o prefeito.

Além do Boi-Bumbá, Arlindo se consolidou como um dos grandes nomes da terra e, entre outras atividades, atuou também como diretor-presidente da então Manaustur (Fundação Municipal de Eventos e Turismo) entre 2010 e 2012. Este ano, o cantor se emocionou e se despediu do público na festa do Boi Manaus 2019, realizada pela prefeitura, deixando esse registro do poder de sua arte.

O velório acontece nesta segunda-feira, 30/12, Centro de Convenções Vasco Vasquez, no bairro Chapada.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links