Matérias

Morre em Manaus a Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle

Vítima de complicações decorrentes da da Covid-19, morreu nessa segunda-feira (01), a Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle. O Ministério Público Estadual lamentou o falecimento e destacou a carreira profissional da Procuradora.

Nota

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, por substituição legal, Dr. Nicolau Libório dos Santos Filho, noticia com profundo pesar o falecimento da Eminente Procuradora de Justiça, Dra. Antonina Maria de Castro do Couto Valle.

A Dra. Antonina Maria de Castro do Couto Valle, nascida em 24/02/1965, filha do Desembargador Fábio Antonio Teixeira do Couto Valle e da Sra. Maria Antonina Castro do Couto Valle, ingressou na carreira do Ministério Público do Estado do Amazonas em 01/07/1987, após aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos, e nomeação através do Decreto Governamental de 17/06/1987, para exercício no Termo Judiciário de Pauini.

A trajetória da Dra. Antonina na Instituição sempre foi marcada pelo empenho e dedicação, uma das mais jovens Promotoras de Justiça a ingressar na carreira Ministerial, atuou com destaque nas Comarcas de Nova Olinda do Norte, Tefé e Maraã.

Em 1989, foi promovida para o cargo de Promotor de Justiça de 2.ª Entrância, tendo atuado em diversas funções administrativas da Procuradoria-Geral de Justiça, emprestando seu dinamismo para o engrandecimento do Parquet Amazonense, destacando-se sua atuação no Setor de Estatística da Corregedoria-Geral do Ministério Público, participação na Criação do Setor de Informática da Instituição, além de ter exercido as elevadas funções de Chefe de Gabinete, Secretária-Geral do Ministério Público, Corregedora Adjunta e ainda a sua atuação no Gabinete de Assuntos Judiciários – GAJ.

Na área finalística, merece destaque e todas as homenagens a sua indelével atuação junto às Varas de Família da Capital, enquanto titular da 38.ª Promotoria de Justiça, desde meados de 1994, até dezembro de 2009, quando foi promovida, pelo critério de antiguidade, para o cargo de Procurador de Justiça, titular da 16.ª Procuradoria de Justiça, Órgão em que exercia o seu mister até a atualidade.

Enquanto Procuradora de Justiça, atuou ainda como Membro do Conselho Superior do Ministério Público, biênio 2013/2015 e Membro do Conselho Diretor do Fundo do Apoio ao Ministério Público – FAMP.

Assim, o Ministério Público Amazonense presta suas condolências à família enlutada pela partida prematura da Dra. Antonina, ao tempo em que manifesta gratidão por tão brilhante histórico de abnegada dedicação à sociedade Amazonense.

Manaus, 01 de fevereiro de 2021.

Nicolau Libório dos Santos Filho
Procurador-Geral de Justiça e Presidente do E. Colégio de Procuradores de Justiça, por substituição legal

Por meio de Nota de Pesar, o Governo do Amazonas também lamentou o falecimento da Procuradora:

– NOTA DE PESAR Governo do Estado lamenta falecimento da procuradora de Justiça, Antonina Couto Valle

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamenta o falecimento da procuradora de Justiça, Antonina Maria de Castro do Couto Valle, nesta segunda-feira (01/02), vítima de complicações da Covid-19.

Ao prestar condolências a familiares e amigos, o governador destacou o trabalho dedicado da procuradora, reconhecida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) como uma das mais jovens promotoras de justiça a ingressar no órgão, atuando com destaque em comarcas do interior do Estado.

Também merece destaque o trabalho da procuradora junto às Varas de Família de Manaus e como titular da 16ª Procuradoria de Justiça, posição que ocupava mais recentemente.  Ao lamentar a inestimável perda, o governador reafirma o sentimento de pesar e o desejo de que familiares e amigos encontrem o conforto necessário.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links