Matérias

Missão de inspeção do Prosamim e ProsaiMaués identifica entraves aos programas e define estratégias de solução.

A primeira missão de 2019 de inspeção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués) realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi recebida esta semana, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A missão, que teve como objetivo verificar avanços da execução e visitas técnicas às obras na capital, iniciou na última segunda-feira (21/01) e encerrou nessa quinta-feira (24/01).

Os resultados da primeira missão do BID no atual Governo foram positivos. As propostas apresentadas pelas equipes da SRMM/UGPE foram consideradas satisfatórias, bem como a nova revisão do Sistema de Gestão Socioambiental foi tida como referência para outros programas no mundo.

Para o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, o encontro colaborou para o primeiro contato das novas equipes com o Banco. “Muito importante termos esse diálogo fortalecido para em conjunto eliminarmos os entraves e darmos continuidade aos projetos que já existem, de modo a pensarmos em projetos futuros. O saldo dessa missão foi muito bom, pois ficamos satisfeitos com os acordos de gestão pré-estabelecidos, tanto sobre o Prosamim quanto sobre o ProsaiMaués, programas que são prioridades de governo”.

Análises – A especialista sênior em saneamento, Cláudia Nery, foi a chefe da missão do BID e se reuniu com o titular da SRMM, Carlos Henrique Lima, com o coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, e com os subcoordenadores da UGPE e representantes da Unidade Gerenciadora do ProsaiMaués (UGPM). Também participou da reunião o consultor do BID, Hamilton Freire.

Em três dias de trabalho foram identificados os entraves aos programas, bem como definidas estratégias de solução, considerando que o ProsaiMaués deve encerrar em 2019 e o Prosamim em março de 2020. Além disso, serão elaborados estudos para uma nova fase do Prosamim, bem como ficou agendada uma segunda reunião para o mês de fevereiro, em Brasília, quando os acordos serão detalhados e consolidados.

Visitas às obras – Durante a semana, o especialista ambiental sênior do BID, José Luís de La Batista, e as equipe da UGPE visitaram as obras do programa. As equipes passaram pela jazida utilizada para a obra, pelo igarapé do 40, o trecho sem intervenção da Manaus 2000, além do Parque Residencial Mestre chico II, zona sul, onde puderam conversar com moradores. A comitiva ainda visitou o canteiro de obras da Andrade Gutierrez, na zona Oeste, e as obras da avenida Luiz Antony, Parque Castelhana, Parque Residencial do São Raimundo e os parques Cacimbas I, II e III.

“No Mestre Chico, tivemos a oportunidade de mostrar mais o trabalho socioambiental do Prosamim. Em uma roda de conversa, cada um falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido dentro do programa, o que impressionou o especialista José Luís de La Batista, que além de elogiar o programa, afirmou que o Amazonas é referência para outros segmentos”, comentou a subcoordenadora setorial de projetos sociais da UGPE, Viviane Alves.

Prosaimaués – Além dos técnicos do Governo e do BID, o prefeito de Maués, Junior Leite, e sua equipe também participaram das reuniões, no primeiro dia da missão, para reafirmar compromissos e colaborar com a estratégia de encerramento das atividades do ProsaiMaués, prevista para o segundo semestre de 2019.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links