Matérias

Ministro reclama de preconceito contra Copa em Manaus, mas critica jornalista por torcer por time argentino

Por Rogerio Jovaneli | TV Esporte Blog

– 

Mauro Cézar, jornalista da ESPN e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, no programa “Roda Viva” (Reprodução)Em entrevista ao “Roda Viva” desta segunda, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, demonstrou irritação com os questionamentos dos entrevistadores do programa da TV Cultura. “A matéria de abertura [do programa] foi redigida por um comitê de adversários da Copa”, chegou a reclamar, tendo, no jornalista da ESPN Brasil, Mauro Cezar Pereira, seu principal alvo.

O assunto que deu início ao primeiro embate entre Aldo e o cronista foram os estádios da Copa de 2014 que estão sendo construídos em Manaus e Cuiabá, lugares em que não há tanta demanda de público em anos normais de futebol no Brasil, o que levam as pessoas mais críticas a discordarem dessas localidades como sedes do Mundial, sob risco dessas arenas caríssimas virarem verdadeiros “elefantes brancos” após a Copa.

Insatisfeito, o ministro virou-se para Mauro Cezar e disse: “você tem a obrigação de conhecer o futebol do Amazonas, porque você é jornalista. Quantos anos tem o clássico Nacional e Rio Negro?”

“Pode ter 100 anos, mas ninguém vai assistir. As pessoas torcem pelo Flamengo e pelo Vasco”, respondeu, Mauro.

“Não diga isso, não diga isso. O Fast Clube, o São Raimundo, o Nacional, o Rio Negro são clubes centenários, tradicionais”, reagiu Aldo Rebelo.

“Jogam num estádio para 4, 5 mil torcedores e não conseguem lotar nem esse estádio. Não há demanda, ministro”, argumentou o jornalista da ESPN. Em vão, pois o ministro do Esporte não se deu por satisfeito e acusou: “isso é uma visão preconceituosa.”

Não contente, o ministro, ao que tudo indica já conhecendo Mauro Cezar e suas preferências futebolísticas, voltou a atacá-lo levantando um assunto que nem fazia sentido no que se discutia no programa. Por pura provocação, disparou: “há até quem torça por times argentinos aqui”. “Torcedor do Racing”, acrescentou.

O comentário arrancou risadas dos entrevistadores presentes ao Roda Viva, dada à surpresa com a provocação que, claro, prontamente foi respondida por Mauro Cezar: “sou eu, mesmo. Algum problema? O senhor é que está sendo preconceituoso agora, ministro, alertou”.

“É freguês do Palmeiras. Já levou de 7 a 0 no Parque Antártica”, continuou o ministro, torcedor palmeirense. “E qual a relevância disso no nosso contexto aqui?”, questionou o jornalista.

“O que me surpreende é que vocês vão pra Europa. Qualquer cidadezinha da Espanha, da Alemanha tem estádios, como terá Manaus, e vocês acham natural. Pode ter arenas sofisticadas e moderníssimas. No Brasil, não pode. Que é isso?”, desabafou, em mais um momento quente do programa.

“Você é contra Copa em Manaus, 60% do território brasileiro, Amazônia?”, questionou o ministro. “Sim, não vejo o menor sentido”, respondeu Mauro Cezar, que justificou: “a Copa em Belém faria bem mais sentido.”.

“Se você estivesse aqui na época dos holandeses, talvez devesse achar que não deveríamos expulsá-los do Nordeste. Devíamos estar nas mãos dos holandeses até hoje”, disparou Aldo Rebelo, no melhor estilo “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

 

20 Comentários para “Ministro reclama de preconceito contra Copa em Manaus, mas critica jornalista por torcer por time argentino”

  1. Marcelo Serrão disse:

    Ronaldo, admiro você mais esse novo blog ficou ruim demais o antigo era bem melhor, esse ai agente se perde a estrutura tá mal feita.

  2. Marcelo Serrão disse:

    Você consegue fazer melhor!

  3. injustiçado disse:

    Gostei da resposta do Ministro, provando que o mesmo tem conhecimento sobre o nosso futebol. Pena que nosso povo não tem a cultura de ir a uma colina assistir a um jogo do São Raimundo ou de apoiar os times locais. Ronaldo comente sobre o novo blog, entrei pela manhã e o mesmo ainda estava na versão antiga.

  4. Gean disse:

    Boa tarde.
    Infelizmente não posso fazer meu comentário no facebook.
    Gostaria de responder um comentário do Sr.Weber Lúcio, no qual é torcedor de um time carioca.
    Prefiro acreditar que o Sr. seja desinformado e não ignorante. A copa do mundo em Manaus vai muito além de um estádio, muito além do futebol…o Estado terá a oportunidade de ter retorno financeiro com turismo, prestação de serviços entre outros motivos.
    No que tange ao esporte, futebol, o que o Sr. fez de relevante? Tenho a certeza que anda, haja vista ser torcedor de um clube carioca…tenho certeza que o Sr. iria pra ver um jogo de seu clube de preferência, vai torcer por um time no qual tem outros torcedores que ofendem nosso Estado e são extremamente preconceituosos e ignorantes (prefiro acreditar que não seja como eles).
    Faça algo diferente…vá ao Estádio do SESI e torcer pelo Amazonas que estará representado pelo Fast Clube.
    Não concorde com as mazelas ditas pelo sul e sudeste, caso não seja amazonense, mas respeite esse Estado que lhe acolheu ou se lhe incomoda tanto “zé povinho” mude seu domicílio para a Europa, talvez você encontre seus ancestrais.

  5. Muscle Nerd disse:

    Bem, realmente vai ser um elefante – branco e o jornalista está certíssimo na crítica de um estádio desta envergadura em Manaus e nâo em Belém, assim como em Cuiabá, e goiânia ser preterida em relação à Brasília.

    Agora que jornalistas do eixo-sul-sudeste têm preconceito com Manaus isso não é novidade, acham que aqui só tem aldeias, não há desenvolvimento e os jacarés param no semáforo. Lamentável, e a culpa daqui não ter um futebol decente são dos ex- gestores e dessa cultura de “esquecer” o Amazonas. A LG patrocina o São Paulo e sua sede é aqui.

  6. Ronaldo Amazonas disse:

    Valeu chará muito boa e mais interativa a nova roupagem do blog. Parabéns.

  7. Elton disse:

    O Mauro Cezar deveria vir passar alguns dias de férias nesse hotéis de selva por aqui ao invés de ir para a Inglaterra como sempre faz. Os comentários dele sobre futebol são bastantes interessantes mas isso que ele fala daqui ta enchendo o saco. Agora, cabe a nós Manauras ou quem mora por aqui, ir mais ao estádio, nem que seja somente para ficar olhando o estádio e aí quem sabe o povo acostuma. Na grande época em que o São Raimundo estava na série B ia a todos o jogos, pena que resolveram acabar com o time praticamente e quem dirigia deve ter ficado rico.

  8. Francisco disse:

    Veja, idependente de todo o debate, observo que o ministro defendeu de uma gressão gratuita do racista e disrciminador desse jornalista resto de ideologia ariana quando refere Manaus terra de sem futebol e terra de índio, e daí, quem e ele, como jornalista, nós não precisamos desse imbecil, paquiderme e bufão. Somos da terra onde fabrica Tablet, smartphone, tv 3D, notebook, ultrabook, etc. Mande o jornalista enfiar a mão na tucandeira do sateré, se aguentar .

  9. Janete disse:

    Já fiquei fã desse ministro Aldo Rebelo!

  10. Anderson disse:

    Mas no final não foi respondido que sentido tem construir um estádio desses em uma cidade sem futebol

  11. Rodrigo Dias disse:

    Concordo com os dois, mas em parte. Acho que não devíamos ter um estádio desses aqui. Preferiria uma ponto que ligasse a BR-319 (ainda que esta seja intransitável para pessoas normais). Concordo com o Ministro quando relata sobre os clássicos manauaras, mas não justifica a construção de um estádio com essa magnitude. Quanto ao time que se torce, pra mim, isso pouco importa. Preferiria que a sede da “amazônia” fosse em Belém/PA.

  12. Paulo Oliveira disse:

    O nobre ministro com a jaqueta da Nike ,, quando este presidiu a CPI da Nike , que investigava , dentre outras coisas, corrupção , sonegação … Nada como um dia atras de $$$$$!!!

  13. Tuchaua disse:

    Este comentarista Mauro Cesar/ESPN é muito mesquinho adora fazer criticas duras contra muitos estados da federação que não tem muito prestigio,assim como alguns times de futebol,com certeza este cidadão está a mando de alguém pra fazer este blá blá blá, é um hipócrita,acho que nem futebol ele sabe jogar e sim jogar seu veneno,valeuuuu Ronaldooo

  14. ROMERO AQUINO disse:

    Façamos o seguinte: Vamos inaugurar 10 vezes com Nacional x Fast x São Raimundo x Rio Negro, vamos somar essas 10 inaugurações. Aí depois a gente traz O Mengão, ou Vasco, ou Fluminense pra jogar contra o Ibis. As dez inaugurações não dará nem 10% da partida com qualquer time carioca. Não tm jeito… qdo. não tem futebol na terra, o coração fala mais alto pelo Rio.

  15. Pereira disse:

    No dia em que o clássico amazonense colocar 10000 pessoas no estádio poderemos dizer que existe futebol no Amazonas. Enquanto isso, Mauro Cezar mostra fatos e o Ministro mostra factóides. O jornalista conhece futebol como poucos, já o Ministro não sabe nada de nada. Ele teve o disparate de dizer no Mesa Redonda da TV Gazeta que em Manaus está lotado de torcedores do Palmeiras. Faz me rir, Ministro. Faz me rir.

  16. Julio disse:

    Pereira….onde esteve quando quando o São Raimundo estava na sério B? (já que não se referiu aos tempos atuais)
    O Tufão colocava tranquilamente mais de 20 mil pessoas no estádio…contra Fluminense, Paysandu, Vasco, Sampaio Correa e outros…foram mais de 30 mil.
    Então esta respondido. Temos futebol!

  17. Ferreira disse:

    Rio Negrooooooooooooooooooooooooooo!

  18. Jairo disse:

    Vejo as críticas desse “debate” como mero puxão de orelhas, tanto pro poder público desse estado quanto pra população que não valoriza o esporte, já estamos atrasados para copa do mundo de 2014 – a imprensa é meia boca, os governantes nem se fala, a população se educa mas não larga o provincianismo, vamos sediar a copa de 2014 e não sabemos organizar nem o festival folclórico de Parintins. Ou seja não estamos preparados

  19. Fernando disse:

    O peladão acabou com o futebol profissional do amazonas

  20. Otávio disse:

    O peladão acabou com o futebol profissional do amazonas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links