Esportes

Massa confirma que Schumacher prejudicou Alonso intencionalmente no GP de Mônaco de 2006

Por Redação ge — Rio de Janeiro

A temporada de 2006 da Fórmula 1 foi marcada pela intensa rivalidade entre Michael Schumacher, da Ferrari, e um jovem Fernando Alonso, campeão no ano anterior pela Renault. Um dos episódios mais marcantes da dupla se deu na classificação do GP de Mônaco de 2006, quando o alemão provocou uma bandeira amarela para impedir que Alonso obtivesse a pole position. Colega de Schumi na época, o brasileiro Felipe Massa confirmou, 14 anos depois: o lance foi intencional.

Carro de Schumacher "parou" no fim da classificação do GP de Mônaco de 2006, acionando a bandeira amarela — Foto: Motorsport Images

Carro de Schumacher “parou” no fim da classificação do GP de Mônaco de 2006, acionando a bandeira amarela — Foto: Motorsport Images

O vice-campeão de 2008 pela escuderia italiana comentou sobre a polêmica em um documentário produzido pelo canal “Sky Sports”, revelando que a questão foi debatida entre a dupla e Ross Brawn, então diretor da Ferrari.

– Tivemos uma reunião em equipe e falamos sobre a classificação. Tínhamos dois jogos de pneus para a classificação. Aí o Michael disse, preocupado: “E se a gente for mais rápido logo de cara e tiver de esperar pelo segundo jogo?”. Então o Ross Brawn disse em tom de brincadeira: “Talvez a gente possa criar uma bandeira amarela'” E eu disse: “Estamos falando na brincadeira, certo?”. E aconteceu exatamente daquela forma – relembrou Massa.

Alonso dominou todas as sessões da etapa em Mônaco, incluindo os treinos livres e as duas primeiras partes da definição do grid de largada. No Q3, porém, o alemão passou a ditar o ritmo, embora tivesse o rival em sua cola. Ciente do risco, o piloto da Ferrari parou o carro na Rascasse, acionando a bandeira amarela que impediu o espanhol de tentar a volta mais rápida.

A parada suspeita não demorou a provocar desconfiança, sobretudo porque as imagens onboard do alemão mostraram que o heptacampeão esteve controlando o volante durante todo o tempo para evitar que o carro de fato batesse. Alonso e Flavio Briatore, chefe da Renault na época, protestaram e, no fim do sábado, os comissários da prova decidiram punir o piloto da Ferrari, que largaria do fundo do grid no dia seguinte.

Alonso obteve a pole e venceu a prova, acompanhado no pódio por Juan Pablo Montoya e David Coulthard — Foto: Pool BENAINOUS/CATARINA/LEGRAND/Gamma-Rapho via Getty Images

Alonso obteve a pole e venceu a prova, acompanhado no pódio por Juan Pablo Montoya e David Coulthard — Foto: Pool BENAINOUS/CATARINA/LEGRAND/Gamma-Rapho via Getty Images

– O Michael aproveitou e fez a coisa acontecer. Eu me lembro de dizer que não acreditava que ele tinha feito aquilo – disse Felipe Massa.

O heptacampeão ainda tentou se justificar, alegando que o carro escorregou na pista. Porém, não convenceu e largou dos pits na prova no domingo. Schumacher fez uma boa prova de recuperação e conseguiu terminar em quinto lugar, mas viu o rival vencer e aumentar a vantagem na liderança do campeonato de 15 para 21 pontos, faturando o título mais tarde – pela segunda vez.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links