Matérias

Marcos Valério envolve Lula no mensalão

Fonte: Revista Veja

Por: Rodrigo Rangel

Diante da perspectiva de terminar seus dias na cadeia, o publicitário começa a revelar os segredos que guardava – entre eles, o fato de que o ex-presidente sabia do esquema de corrupção armado no coração do seu governo

NO INFERNO - O empresário Marcos Valério, na porta da escola do filho, em Belo Horizonte, na última quarta-feira: revelações sobre o escândaloNO INFERNO – O empresário Marcos Valério, na porta da escola do filho, em Belo Horizonte, na última quarta-feira: revelações sobre o escândalo (Cristiano Mariz)

 

os 37 réus do mensalão, o empresário Marcos Valério é o único que não tem um átimo de dúvida sobre o seu futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão. Computadas punições pelos crimes de corrupção ativa e peculato, já decididas, mais evasão de divisas e formação de quadrilha, ainda por julgar a sentença de Marcos Valério pode passar de 100 anos de reclusão. Com todas as atenuantes da lei penal brasileira, não é totalmente improvável que ele termine seus dias na cadeia.

Confira outros destaques de VEJA desta semana

Apontado como responsável pela engenharia financeira que possibilitou ao PT montar o maior esquema de corrupção da história, Valério enfrenta um dilema. Nos últimos dias, ele confidenciou a pessoas próximas detalhes do pacto que havia firmado com o partido. Para proteger os figurões, conta que assumiu a responsabilidade por crimes que não praticou sozinho e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o “predileto” do poder. Em troca do silêncio, recebeu garantias. Primeiro, de impunidade. Depois, quando o esquema teve suas entranhas expostas pela Procuradoria-Geral da República, de penas mais brandas. Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si – mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel.

Feita com base em revelações de parentes, amigos e associados, a reportagem de capa de VEJA desta semana reabre de forma incontornável a questão da participação do ex-presidente Lula no mensalão. “Lula era o chefe”, vem repetindo Valério com mais frequência e amargura agora que já foi condenado pelo STF. Assinada pelo editor Rodrigo Rangel, da sucursal de Brasília, a reportagem tem cinco capítulos – e o primeiro deles pode ser lido abaixo:

“O caixa do PT foi de 350 milhões de reais”

Leandro Martins/Futura Pres

O CHEFE:  Segredo guardados por Valério põem o ex-presidente Lula no centro do esquema do mensalão O CHEFE: Segredo guardados por Valério põem o ex-presidente Lula no centro do esquema do mensalão

A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil. Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais. “Da SMP&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA”, afirma o empresário. Esse caixa paralelo, conta ele, era abastecido com dinheiro oriundo de operações tão heterodoxas quanto os empréstimos fictícios tomados por suas empresas para pagar políticos aliados do PT. Havia doações diretas diante da perspectiva de obter facilidades no governo. “Muitas empresas davam via empréstimos, outras não.” O fiador dessas operações, garante Valério, era o próprio presidente da República.

Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro. Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista. O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: “Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava”. Valério diz que, graças a sua proximidade com a cúpula petista no auge do esquema, em 2003 e 2004, teve acesso à contabilidade real. Ele conta que a entrada e a saída de recursos foram registradas minuciosamente em um livro guardado a sete chaves por Delúbio. Pelo seu relato, o restante do dinheiro desse fundão teve destino semelhante ao dos 55 milhões de reais obtidos por meio dos empréstimos fraudulentos tomados pela DNA e pela SMP&B. Foram usados para remunerar correligionários e aliados. Os valores calculados por Valério delineiam um caixa clandestino sem paralelo na política. Ele fala em valores dez vezes maiores que a arrecadação declarada da campanha de Lula nas eleições presidenciais de 2002.

27 Comentários para “Marcos Valério envolve Lula no mensalão”

  1. joão de Deus disse:

    Esse PT é o maior partido coruupto da história da República, envergonha nós Bresileiros

  2. Mauro disse:

    Isso todo mundo já sabia que ele era o chefe e o Zé Dirceu o gerente, agora fique vocês todos imaginando, se esse homem “LULA” tivesse todos os dedos da mão, o roubo era bem maior!!!

  3. Mauro disse:

    Eleitores fiquem bem atentos, que nos próximos dias, ele tá chegando à Manaus “LULA” para fazer campanha para Vanessa e aonde vai mete o pau em que tá na frente nas pesquisas, ontém fez isso na BAHIA, agora não fala do MENSALÃO!!!

  4. Mauro disse:

    As vezes, paro para imaginar, quando vim a tona O DESVIO DE DINHEIRO QUE FOI A CONSTRUÇÃO DESSA PONTE SOBRE O RIO NEGRO, VAI MANCHAR A IMAGEM DE TODA ESSA QUADRILHA!!!

  5. Mauro disse:

    E agora recentemente, O LULA deu uma entrevista no exterior dizendo não acrediar que tenha existido o MENSALÃO, mas qundo que o CHEFÃO DO ESQUEMA, vai se auto deletar a ele e a própria quadrilha: LULA, JOSÉ DIRCEU, MARCOS VALÉRIO, DELÚBIO SOARES, JOSÉ GENOINO E TANTOS OUTROS……………

  6. Guardião disse:

    Espera só pra ver o Zé Dirceu ser condenado pra ver se ele nao vai botar tudo Pra fora também e entregar seu chefe lulalau.

  7. Comodoro disse:

    “Nunca na História deste país existiu um arquivo vivo de tamanha importância para a República”. A verdade tarda mas não falha, me sinto lesado, uma vez que fui eleitor de Lula. De fato existiu a mudança no Brasil para melhor mas o que o povo não lembra e devia agradecer de verdade a Fernando Henrique Cardoso, pois com o advento e estabilização do Real, ele preparou o país para o crescimento mas não contavam que o ao assumir, o PT e o PMDB transformariam o país numa carnificina de corrupção. O mensalão negado por Lula em recente entrevista ao jornal dos EUA vai de encontro com as condenações a que estão sendo submetidos os envolvidos assim como nosso personagem Marcos Valério. Em Manaus nossa marionete baré que ao contrário de Sarney, um dia foi oposição sensata se vendeu barata, exalta o chefe Mor para alavancar sua candidatura, seja com requinte de teatro barato regado a ovo ou cuspe ou como ela desejar e achar que pode continuar enganando amazonense esclarecido. Tudo conspira a favor do povo, basta aproveitar a oportunidade , se quizer mudança.

  8. Comodoro disse:

    Ha Ronaldo ia esquecendo de dar boas vindas, pois não sei se seu blog era alimentado por vc mas em sua ausência estava muito patético. Pensei que tinha mudado depois do “ralho” do senador. Acredito que vc não é de se acovardar jamaisss, RAPAZZZ!

  9. Amaro Barreto disse:

    Meu amigo, entenda uma coisa, onde tiver a frase “Segundo a revista Veja”, não há a minima credibilidade, entenda isso, procure informações de outras fontes.

  10. h. fonseca disse:

    Não gosto de política-partidária, mais esse PT é de dar NOJO, isso infelizmente poucos sabem, só se ligam no Bolsa Família, Bolsa não sei o que, e o resto que se dane, estão comprando voto por R$ 100,00 lá pelas bandas da Compensa e Sto. Antonio, não preciso citar quem esta fazendo esse derrame de dinheiro, olho nesses pilantras travestidos de políticos. Mauro, é só o Desterro trocar a … que o Dudu botou no TCE, ái sim, virá a tona o desvio da Ponte, desvio não físico, mais sim, financeiro. Boa sua volta Ronaldo, falta explicação sobre a médica gazeteira que dizem nunca ter sido exonerada, pelo contrário, goza de regalias dentro da Susam.

  11. mario cezar disse:

    o advogado do MARCOS VALERIO já desmentiu esta revista sem vergonha.mensalão por mensalao vem ai o dos tucanos alias o partido com mais fichas sujas segundo o TSE.

  12. andreia hebron disse:

    esta revista mequetrefe faz tempo perdeu sua credibilidade,sua venda despenca a cada semana….ela só sabe falar mal de um lado da politica,fhc e sua gangue rasgaram a cf e nada criticam,o psdb em minas com eduardo e aécio playboy neves e seu mensalão e nada fala e nada fala do psdb ser o partido mais ficha suja do brasil segundo o TSE,deixo ao amigo que tanto gosto de ouvir uma mensagem para que não enverede por este caminho….

    “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”

    (Joseph Pulitzer – 1847/1911)

  13. anonymous disse:

    he threw shit into the fan

  14. Alfredo disse:

    Hahahahahahahaha…

  15. Pereira disse:

    Só me resta dizer ao ex-presidente Lula “Perdeu! Perdeu!”.

  16. Nêgo Velho disse:

    Caro Comodoro, ta explicado pq vc votou no Lula, escrever quiser com Z ? Vc sim demonstra ser eleitor do Sabino kkkkkkkk ….

  17. Caio disse:

    Quero saber se este cidadão ex-presidente da República será recepcionado e tratado com honras de Presidente em sua próxima visita a Manaus.

    Lula teve o seu maior índice eleitores no Amazonas e no entanto o que de REAL fez pelo Amazonas? NADA. ABSOLUTAMENTE NADA.

    Quero ver alguém aparecer e enumerar alguma coisa que este sujeito tenha feito por nosso Estado, pela nossa cidade.

    A conversa do gasoduto até hj é divulgada: EU NÃO VEJO NENHUM RESULTADO DESSE GASODUTO. Onde estão os resultados? Manaus continua tento apagão quase que diariamente e ninguém mais toca no asssunto.

    O povo parece que gosta de sofrer e se enganado constantemente, só pode ser isso.

    Agora esse ex-presidente vem a Manaus pedir votos para a candidata da Ovada que virou Cusparada que depois vai virar SUOR. Estamos esperando uma posição mais firme do TRE, mas talvez fique apenas na espera, visto que “forças ocultas”, como disse o Amazonino, agem lá por aquelas bandas.

    Se o povo tiver vergonha na cara, deixar de ser corrupto, avaliará bem a situação e elegerá o melhor candidato já no dia 07 de Outubro.

    Nas urnas poderemos demonstrar a nossa insatisfação com esses políticos que brincam com a miséria do povo Manauara.

  18. Guardião disse:

    Vamos aproveitar a vinda do lula que ira fazer comício para a comunista Vanessa graziottin e fazermos um panelaco, com faixas e manifestações diversas e mostrarmos que quem manda aqui e o povo e nao os Políticos da velha política do voto de cabresto.

  19. Paulo Soares disse:

    Isso nao vai dar em nada. e o lula vai ser eleito depois da dilma, o esquema nunca vai acabar.

  20. Maria de Nazare disse:

    Estou preocupada.

    Sou acionista de uma empresa que mantém 1.800.000 pessoas, aliás todos somos acionistas. O nosso orçamento anual é de mais de 3 bilhões de reais/ano, a nossa atividade principal é manter tudo funcionando para esses acionistas.

    A cada quatro anos mudamos de gestores, já fizemos algumas experiências e a última foi desastrosa demais, o principal gestor escolheu um substituto que saiu com menos de 1 ano, sozinho, trouxe um grupo de assessores da pior qualidade, está deixando a empresa numa situação vergonhosa.

    Temos nove candidatos num processo de seleção e a minha dúvida é escolher o menos pior.

    Os critérios para ocupar o cargo são: experiência administrativa, conhecer os problemas da empresa, ter um currículo invejável, ser criativo e atuante, ser autoadministrável, inteligente.

    Outros atributos necessários importantes, ser amazonense, ter um substituto conhecido e confiável, apresentar um plano de trabalho viável.

    A escolha do candidato ocorrerá no dia 07 de outubro através de voto democrático, os habilitados terão direito a único voto, sem a interferência de ninguém, pois os votos tem um mesmo peso, a soma da maioria desses votos decidirá o eleito, caso seja necessário uma nova eleição ocorrerá no dia 27 de outubro com os dois melhores.

    Esperamos não errar desta vez!!!

  21. Guardião disse:

    Estão todos se tremendo de medo do ARTUR. A prova disso e o uso da maquina do governo do estado através do governador omar aziz, da vinda do lulalau, do presidente do Pt, do envolvimento da subserviente assembléia legislativa/am, do Gedeao nos bastidores da seduc e pó ai vai. Se estivessem tão certos de que ganhariam, precisava toda essa corja pra ajudar a comunista?

  22. L MENEZES disse:

    Acreditar que o Lula nunca sábia de nada, é o mesmo que acreditar no coelhinho da pascoa e na mula sem cabeça.
    No fundo todos nós já sabíamos disso, creio q pra não causar uma crise sem precedentes e devido a sua popularidade deixaram ele de lado, se o Valério entregar o serviço o lulinha tá lascado e o país de alma lavada.!

  23. Ricardo disse:

    Os crimes do PT já devem chegar às dezenas, centenas. Um desses crimes, um tanto esquecido, foi denunciado pela Veja em 2006: o terrorismo biológico de petistas contra plantações de cacau no Sul da Bahia – cfr. em http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html.

  24. Caio disse:

    José Dirceu ironiza preocupação e se diz feliz “com vitória do Timão”

    17 Set 2012 . 10:54 h . Agência Estado . [email protected]

    A declaração de Dirceu contrasta com informações de que ultimamente andaria deprimido e que, por isso, até estaria tomando calmante.

    São Paulo – O capítulo crucial do mensalão, que começa a ser julgado nesta segunda-feira, não abalou o domingo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Na iminência de ser condenado como mentor do esquema de compra de apoio político ao governo Lula, o réu não parece tão preocupado com o que lhe reservam os ministros do Supremo Tribunal Federal e, para combater o estresse, divertiu-se com o time do coração, o Corinthians. “Não estou deprimido, pelo contrário. Com a vitória hoje do Timão, estou até feliz”, disse neste domingo (16) ao jornal O Estado de S. Paulo, por e-mail, referindo-se ao triunfo corintiano sobre o Palmeiras, por 2 a 0.

    Em conversas reservadas, Dirceu avalia que o ritmo do julgamento no STF não é favorável à sua absolvição. Ele comentou com o ex-presidente Lula, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o advogado Sigmaringa Seixas, recentemente, que tudo caminha para a sua condenação. Disse que confia na imparcialidade do Supremo, mas, a portas fechadas, afirma que o julgamento é político.

    Em reuniões com petistas, Dirceu repete que é preciso cuidar do futuro do PT. O partido enfrenta dificuldades nas eleições das principais capitais. Aos amigos, diz que, se condenado, não resistirá à prisão. Caso esse cenário se confirme, Dirceu quer ser visto como uma espécie de mártir. Na sexta-feira e no sábado, o ex-ministro falou várias vezes com Lula, por telefone. Queria saber se o ex-presidente tinha intenção de responder às declarações atribuídas a Marcos Valério pela revista Veja, apontando Lula como “chefe do mensalão”.

  25. Caio disse:

    Publica esse texto em um “post” a parte, ficará mais visível e para que os internautas possam comentar.

    A quarta cópia, por Ricardo Noblat
    Dá-se a prudência como característica marcante dos mineiros.

    Teria a ver, segundo os estudiosos, com a paisagem das cidadezinhas de horizonte limitado, os depósitos de ouro e de pedras preciosas explorados no passado até se esgotarem, e a cultura do segredo e da desconfiança daí decorrente.

    Não foi a imprudência que afundou a vida de Marcos Valério. Foi Roberto Jefferson mesmo ao detonar o mensalão.

    Uma vez convencido de que o futuro escapara definivamente ao seu controle, Valério cuidou de evitar que ele se tornasse trágico.

    Pensou no risco de ser morto. Não foi morto outro arrecadador de recursos para o PT, o ex-prefeito Celso Daniel, de Santo André?

    Pensou na situação de desamparo em que ficariam a mulher e dois filhos caso fosse obrigado a passar uma larga temporada na cadeia. E aí teve uma ideia.

    Ainda no segundo semestre de 2005, quando Lula até então insistia com a lorota de que mensalão era Caixa 2, Valério contratou um experiente profissional de televisão para gravar um vídeo.

    Poderia, ele mesmo, ter produzido um vídeo caseiro. De princípio, o que importava era o conteúdo. Mas não quis nada amador.

    Os publicitários de primeira linha detestam improvisar. Valério pagou caro pelo vídeo do qual fez quatro cópias, e apenas quatro.

    Guardou três em cofres de bancos. A quarta mandou para uma das estrelas do esquema do mensalão, réu do processo agora julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

    Renilda, a mulher dele, sabe o que fazer com as três cópias. Se Valério for encontrado morto em circunstâncias suspeitas ou se ele desaparecer sem dar notícias durante 24 horas, Renilda sacará dos bancos as três cópias do vídeo e as remeterá aos jornais O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo. (Sorry, VEJA!)

    O que Valério conta no vídeo seria capaz de derrubar o governo Lula se ele ainda existisse, atesta um amigo íntimo do dono da quarta cópia.

    Na ausência de governo a ser deposto, o vídeo destruiria reputações aclamadas e jogaria uma tonelada de lama na imagem da Era Lula. Lama que petrifica rapidinho.

    A fina astúcia de Valério está no fato de ele ter encaminhado uma cópia do vídeo para quem mais se interessaria por seu conteúdo. Assim ficou provado que não blefava.

    Daí para frente, sempre que precisou de ajuda ou consolo, foi socorrido por um emissário do PT. Na edição mais recente da VEJA, Valério identifica o emissário: Paulo Okamotto.

    Uma espécie de tesoureiro informal da família Lula da Silva, Okamotto é ligado ao ex-presidente há mais de 30 anos.

    No fim de 2005, um senador do PT foi recebido por Lula em seu gabinete no Palácio do Planalto. Estivera com Valério antes. E Valério, endividado, queria dinheiro. Ameaçava espalhar o que sabia.

    Lula observou em silêncio a paisagem recortada por uma das paredes envidraçadas do seu gabinete. Depois perguntou: “Você falou sobre isso com Okamotto?”

    O senador respondeu que não. E Lula mais não disse e nem lhe foi perguntado. Acionado, Okamotto cumpriu com o seu dever. Pulou-se outra fogueira. Foram muitas as fogueiras.

    Uma delas foi particularmente dramática.

    Preso duas vezes, Valério sofreu certo tipo de violência física que o fez confidenciar a amigos que nunca, nunca mais voltará à prisão. Prefere a morte.

    Valério acreditou que o prestígio de Lula seria suficiente para postergar ao máximo o julgamento do processo do mensalão, garantindo com isso a prescrição de alguns crimes denunciados pela Procuradoria Geral da República.

    Uma eventual condenação dele seria mais do que plausível. Mas cadeia? E por muito tempo?

    Impensável!

    Pois bem: o impensável está se materializando. E Valério está no limiar do desespero.

    Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/09/17/a-quarta-copia-por-ricardo-noblat-465709.asp

  26. Ronaldete disse:

    Genial, Mª de Nazare, disse tudo! Passou a régua literalmente; Manaus o Futuro é Agora, Arthur 45 Já.

  27. Francenildo Lima disse:

    O nome não é mais LULA, sofreu metamofose agora é GATUNO.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links