Matérias

Manaus e Belém são as capitais menos arborizadas, indica IBGE

Do G1 Belém e Manaus, as duas maiores capitais da região amazônica, são as cidades com o menor percentual de arborização urbana entre 15 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira.

Ausência de árvores é problema evidente também na Avenida Constantino Nery (Foto: Tiago Melo/G1)Ausência de árvores é problema também na Avenida Constantino Nery (Foto: Tiago Melo/G1)

Segundo o IBGE, Belém registrou o menor percentual entre os 15 municípios citados, com 22,4% do entorno dos domicílios com alguma árvore ao redor, em área pública. Em segundo, aparece Manaus, com 25,1%. O estudo não contou as árvores dentro das residências ou áreas particulares. Goiânia, Campinas e Belo Horizonte se destacam no ranking com as vias públicas mais verdes. Goiânia é 89,5% arborizada no entorno dos domicílios. Campinas e Belo Horizonte ocupam o segundo e terceiro lugar no ranking, com 88,4% e 83%, respectivamente, em proporção de árvores em locais públicos.

 Para continuar lendo clique aqui

5 Comentários para “Manaus e Belém são as capitais menos arborizadas, indica IBGE”

  1. José disse:

    Falta planejamento, é muita propaganda mentirosa e pouca ação.Na Djalma Batista retiraram as Palmeiras do Cabo Pereira e nunca plantaram mais nenhuma árvore.No Vieralves, inventaram de plantar árvores na calçada, e reduzindo o espaço reduzido para pedestres.Sem falar muitas vezes que só sabem plantar palmeiras, que não dão sombra e não reduzem a sensação térmica.

  2. RENATO SOUZA PITANGA disse:

    NÃO CREIO!

    É no mínimo estranho que em meio a discussão sobre o código florestal aparece um relatório desse apontando as duas maiores capitais da Amazônia como as cidades menos arborizadas do Brasil. É terrível, cruel e mau intencionado a tentativa de chamar atenção para esse detalhe, mesmo que fosse verdade. Manaus é Capital do Estado que mantém mais de 98 por cento da floresta intacta e os radicais (eco-xiitas ) vêem nesses números um forte argumento que pode esvaziar os cofres de instituições que sustentam o luxo de seus principais atores.
    Ora, ora, então convenhamos que seja melhor, pra eles, incluir Manaus na média de toda a região. Até mesmo a cidade de Belém, que conheço bem, é mais arborizada que Teresina, Fortaleza, Recife, Florianópolis entre outras, me fazendo crer que existem outros interesses em jogo.
    Se Manaus e Belém são assim, desse jeito, os radicais tem um bom motivo pra garantir as generosas doações vindas principalmente de corporações bilionárias que patrocinam essa histeria coletiva, chamada “veta tudo Dilma” interessada apenas em manter o foco da preservação da Amazônia, sem a necessidade de corrigir o mau causado pela industria do hemisfério norte , há séculos detonando o meio ambiente mundial.
    Vão cuidar dos seus quintais, querem floresta? Então paguem por elas.
    No momento em que pela primeira o País discute de forma atualizada as regras para produção de alimento e o conforto ambiental, tenho dó das vaquinhas de manobras que ostentam bandeiras verdes, agem e propagam o radicalismo, sem conhecimento do texto, sem levar em conta os avanços tão necessários. A Presidente Dilma não pode e não vai ceder as pressões internacionais, e com certeza, tomando como exemplo a própria Natureza que procura sempre o caminho entres os montes para fazer correr os rios em direção ao mar, equacionar o interesse dos radicais e garantir a produção de proteínas acessível a todos.
    Não creio nessa informação e dia desses vamos ver desmascarados, como já fizeram com o senhor Albert Arnold “Al” Gore Jr., todos, que como ele, tinham outro$ intere$$e$.

  3. Caio disse:

    Não precisa de estudo algum pra saber que Manaus é uma das cidades com o menor percentual de arborização urbana do país. Quem anda por este país a fora sabe o quanto nossa cidade está cada vez mais quente, com menos verde.

    Só não vê quem não quer, quem fica trancafiado o dia inteiro em locais com ar condicionado. Ou os asseclas do prefeito. Agora mesmo no mês de maio já podemos perceber como será um inferno de quente este verão que se aproxima. E tudo isso pq Manaus é a capital do Amazonas, onde está concentrada a maior parte da floresta tropical brasileira.

    Sabe o que é isso? Falta de um governo que preste. Sujeito que não enxerga nem um dedo a sua frente prejudica toda uma população.

  4. Senilde Montandon disse:

    Os politicos gostam mesmo é de ver CAMELOS por toda manaus, inclusive na nova ponta negra. Ja esta ficando feia.

  5. l menezes disse:

    em todos os índice Manaus está sempre nas piores colocações, fruto de administradores incompetentes e negligentes;vamo ver se melhora um pouco com a copa.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links