Esportes

Maior astro brasileiro desde Spider, Paulo Borrachinha luta pelo cinturão do UFC neste sábado

Por Combate.com — Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

O Brasil tem uma tradição no peso-médio do UFC, mas já são sete anos desde que Anderson Silva perdeu o cinturão da categoria. Neste sábado, o país tem sua melhor chance de recuperar o título, com um homem que pode se tornar seu maior astro no MMA desde o “Spider”: Paulo “Borrachinha” Costa, invicto em 13 lutas profissionais. Ele encara o nigeriano Israel Adesanya, atual campeão, no evento principal do UFC 253, na “Ilha da Luta” de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O Combate transmite o evento ao vivo na íntegra a partir de 19h30 (horário de Brasília), com o “Aquecimento Combate”. O card preliminar, que começa às 20h, tem narração de André Azevedo e comentários de Luciano Andrade. Já o card principal, às 23h, é comandado por Rhoodes Lima, com os comentários de Ana Hissa. O SporTV 3 e o Combate.comtransmitem o “Aquecimento” e as duas primeiras lutas. O site acompanha todo o evento em Tempo Real.

Paulo Borrachinha posa para as câmeras após a pesagem do UFC 253 — Foto: Getty Images

Paulo Borrachinha posa para as câmeras após a pesagem do UFC 253 — Foto: Getty Images

Desde que estreou no UFC em março de 2017, Paulo Borrachinha rapidamente foi colocado como uma grande esperança de ser o novo grande nome do Brasil na organização. Mais do que isso: ele próprio chamou essa responsabilidade para si. Até agora, ele correspondeu às expectativas e até as superou: venceu seus cinco compromissos dentro do octógono, com quatro nocautes e uma decisão dos juízes. Só falta o último teste para catapultá-lo de vez: o campeão Israel Adesanya. E Borrachinha confia no sangue verde e amarelo para retomar a divisão que já foi reinada por Anderson Silva e Murilo Bustamante.

– Eu vou buscar a luta e vou fazer valer a nossa raça do Brasil. Vou mostrar que a gente tem potencial para ser campeão e dominar. É muito especial estar aqui representando todos os brasileiros. Os brasileiros botam muita esperança no peso-médio e estou muito feliz de poder representar o nosso país aqui – declarou Borrachinha ao Combate após a pesagem de sexta-feira.

A trajetória de Adesanya no UFC está emparelhada com a de Borrachinha desde o início. Os dois criaram uma rivalidade na Semana Internacional da Luta de 2018, em Las Vegas, quando lutaram e venceram adversários distintos em noites consecutivas. Após bater Brad Tavares, Adesanya provocou o brasileiro, a quem chamou de “braços de T-Rex”, e pediu para enfrentá-lo. Na noite seguinte, Borrachinha nocauteou Uriah Hall e disse aceitar o desafio.

O plano do UFC, porém, era que eles se encontrassem mais à frente, talvez com um cinturão em jogo. Adesanya chegou primeiro porque Borrachinha lidou com uma lesão incômoda no bíceps, que o obrigou a passar por seguidas cirurgias e adiou por mais de um ano uma luta contra Yoel Romero. Quando o mineiro venceu o cubano e garantiu a posição de desafiante número 1, o nigeriano já era o campeão interino e unificaria os cinturões com um nocaute sobre Robert Whittaker. Depois de uma luta morna contra Romero em março, Adesanya agora quer entregar um novo nocaute contra o arquirrival.

– Eu pretendo correr com o meu joelho na cara dele, porque ele diz que eu sou um corredor. Esperem violência, esperem um final rápido por nocaute com ele correndo na direção do meu joelho e meu joelho correndo na sua cara – profetizou o nigeriano.

Israel Adesanya (esq.) e Paulo Borrachinha (dir.) se encaram na Ilha da Luta: rivalidade antiga — Foto: Getty Images

Israel Adesanya (esq.) e Paulo Borrachinha (dir.) se encaram na Ilha da Luta: rivalidade antiga — Foto: Getty Images

Antes do “grand finale”, o UFC 253 traz ainda muitas atrações. O público brasileiro terá outros três representantes para apoiar: o peso-meio-pesado Danilo Marques, que abre o card e estreia na organização contra Khadis Ibragimov; o peso-leve Alex Leko, que busca sua segunda vitória seguida contra Brad Riddell; e a peso-galo Ketlen Vieira, que encara Sijara Eubanks de olho num title-shot. O coevento principal traz a primeira disputa do cinturão dos meio-pesados depois que Jon Jones abriu mão do título: Dominick Reyes, primeiro colocado do ranking, enfrenta Jan Blachowicz, terceiro colocado.

Confira o card completo:

UFC 253
26 de setembro de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Israel Adesanya x Paulo Borrachinha
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jan Blachowicz
Peso-mosca: Kai Kara-France x Brandon Royval
Peso-galo: Ketlen Vieira x Sijara Eubanks
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Zubaira Tukhugov
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-leve: Brad Riddell x Alex Leko
Peso-meio-médio: Diego Sanchez x Jake Matthews
Peso-pena: Shane Young x Ludovit Klein
Peso-meio-pesado: William Knight x Aleksa Camur
Peso-pesado: Juan Espino x Jeff Hughes
Peso-meio-pesado: Khadis Ibragimov x Danilo Marques

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links