Matérias

Justiça condena irmãos Souza a 15 anos de prisão

O ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza, e o irmão dele, ex-vereador e ex-deputado estadual Fausto Souza, foram condenados nesta terça-feira (7), pela Justiça do Amazonas, a 15 anos de prisão e multas individuais de R$ 55.411,16. A condenação, em sentença de mérito assinada pela juíza Rosália Sarmento é pelo crime de associação para o tráfico de drogas, denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP-AM) oferecida à Justiça em 2009.

Carlos e os irmãos Fausto e Walace Souza, já falecido, foram apresentadores do Programa “Canal Livre”, considerado uma das maiores audiências da TV amazonense. A atração abordava os fatos e ocorrências policiais principalmente em Manaus,

Com Carlos e Fausto, três policiais militares e um ex-policial militar também foram condenados, após denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) oferecida à Justiça em 2009.

Em liberdade, os condenados deverão aguardar até o trânsito em julgado do processo e, se recorrerem, aguardarão a decisão em liberdade. Conforme a sentença, as penas devem ser cumpridas inicialmente em regime fechado.

Na decisão, o motorista da ex-esposa de Wallace, Mário Rubens Nunes da Silva, o motorista do programa, João Sidney Vilaça de Brito, João Bosco Sarraf de Resende e a produtora Vanessa de Souza Lima, foram absolvidos por “fragilidade das provas”.

Os condenados foram denunciados após investigações de uma força tarefa criada sobre a formação de uma suposta organização criminosa comandada pelos irmãos Souza.

Conforme as investigações, os irmãos usavam a influência parlamentar adquiria pela notoriedade garantida pelo Canal Livre para facilitar o tráfico de drogas e executar desafetos.

Também na sentença, a magistrada Rosália destaca que depois de Wallace, Carlos Souza era quem detinha mais poder na organização, e determina o afastamento cautelar imediato dos policias militares condenados.

Série de TV

A trajetória conturbada que deu notoriedade aos irmãos Souza – que também ficaram conhecidos como “Irmãos Coragem” – e os  levou à política, será tema de uma série da Netflix. Produzida em 18 meses, com filmagens em Manaus e dirigida pelo produtor Daniel Bogado, com título original em inglês, ‘Killer Ratings’ – ou “Bandidos na TV” – está com estreia marcada para 31 de maio.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links