Esportes

José Aldo queria trilogia com Holloway em 2019, mas admite: “Não vejo isso acontecer”

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa, Ben-Hur Correia e Zeca Azevedo — Fortaleza

O recente anúncio de José Aldo de que pretende se aposentar do MMA ao fim do ano gerou muita especulação entre fãs e mídia. O ex-campeão dos pesos-penas tem compromisso marcado contra Renato Moicano neste sábado, no UFC Fortaleza, mas todos já querem saber contra quem serão as outras duas lutas finais do seu contrato com o Ultimate. O fã que se acostumou a ver o manauara com o cinturão – a luta de sábado será apenas a segunda de Aldo que não vale título desde 2009 – imagina que um triunfo na capital cearense poderia levar a uma trilogia contra Max Holloway, o homem que lhe tirou o cinturão e o bateu duas vezes.

O próprio Aldo adoraria que este fosse o cenário que o aguardaria após este fim de semana. No entanto, o brasileiro encara a situação com pragmatismo: dificilmente receberá uma nova oportunidade de disputar o título, uma vez que deixou claro para a organização que, mesmo que recupere o cinturão, vai parar ao fim do ano.

– Esse seria o melhor cenário, era o que sempre imaginei: terminar sendo campeão. Mas não vejo isso ainda acontecer. Seria o melhor jeito para eu sair, mas acho que não será assim. (…) O (Conor) McGregor até passou muitas vezes na minha cabeça, mas é uma coisa bem do passado. Se fosse, tinha que fazer no peso-leve. Com o Holloway sim, foi bem dominante, me venceu duas vezes, isso é difícil. Se tem um cara que eu queria, era o Holloway – declarou o “Campeão do Povo” durante o Media Day em Fortaleza, na quinta-feira.

Se não Holloway ou McGregor, então quem? José Aldo não quer falar. Ele mencionou um grupo de potenciais adversários bem amplos em seu pedido ao UFC. Praticamente descartado está Donald Cerrone, que já esteve no seu radar no ano passado.

– Essa luta esteve bem próxima, eles ofereceram, fiquei bem feliz, dois caras bem ofensivos, daria repercussão muito grande. Cerrone agora está em outro caminho, tentando buscar uma luta com o Conor, então não vejo como lutar com ele. (Anthony) Pettis seria um excelente adversário, esteve duas vezes próximo de acontecer. Se acontecer em maio, melhor ainda. (Pedi) Todos os ranqueados do peso-pena até o 15º, coloquei alguns pesos-leves, desde o Dustin Poirier, todos que estão ranqueados, os 15 nomes. É só ver o ranking, que é a minha lista.

José Aldo encara Renato Moicano no sábado pelo UFC Fortaleza — Foto: Adriano AlbuquerqueJosé Aldo encara Renato Moicano no sábado pelo UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

José Aldo encara Renato Moicano no sábado pelo UFC Fortaleza — Foto: Adriano Albuquerque

Antes de pensar nos próximos adversários como seus fãs e interrogadores, José Aldo tem um compromisso dentro do octógono no sábado: o brasiliense Renato Moicano, quinto colocado do ranking e, para muitos, principal candidato ao posto de desafiante número 1 no peso-pena. Moicano tem 29 anos de idade, três a menos que Aldo, mas começou sua carreira seis anos depois que o manauara, quando ele já era campeão no finado WEC, posteriormente absorvido pelo UFC. O lutador da Nova União conhece seu adversário de sábado desde 2012, quando ele enfrentou um de seus companheiros de equipe.

– A primeira vez que o vi foi quando ele lutou com o Felipe Fróes, começando a carreira dele. Já o acompanho, estamos no mesmo evento, mesma categoria, olho com olhos diferentes para todos da categoria. Ele é um moleque novo, carreira consolidada, que está buscando algo a mais. Espero que no futuro, a partir de domingo, que ele possa deslanchar, porque sábado vai ser meu e vou vencê-lo, mas sempre torço, não só por ele, mas por qualquer brasileiro que esteja lutando no Ultimate ou qualquer evento – afirmou.

Nesta sexta-feira, o Combate.com transmite a pesagem oficial ao vivo e com exclusividade a partir de 10h (horário de Brasília); às 19h, o CombateSporTV 3 e Combate.com transmitem ao vivo a pesagem cerimonial. No sábado, o Combate transmite todo o card do UFC Fortaleza com exclusividade e ao vivo, a partir de 20h (de Brasília), enquanto o SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo. A Rede Globo transmite o card principal com atraso após o Altas Horas.

UFC Fortaleza
2 de fevereiro de 2019, no Ceará
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes
Peso-pena: José Aldo x Renato Moicano
Peso-meio-médio: Demian Maia x Lyman Good
Peso-leve: Charles do Bronx x David Teymur
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Justin Ledet
Peso-palha: Livinha Souza x Sarah Frota
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-médio: Anthony Hernandez x Markus Maluko
Peso-mosca: Mara Romero Borella x Taila Santos
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Max Griffin
Peso-pesado: Júnior Albini x Jairzinho Rozenstruik
Peso-galo: Ricardo Carcacinha x Said Nurmagomedov
Peso-mosca: Magomed Bibulatov x Rogério Bontorin
Peso-pena: Geraldo de Freitas x Felipe Cabocão

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links