Esportes

Joanna não se importa com derrotas para Valentina: “Não me incomoda, foi há uma década”

Por Camilo Pinheiro Machado, Joanna de Assis, Marcelo Russio e Raphael Marinho — Direto de Toronto, Canadá

A disputa do cinturão peso-mosca (até 56kg) feminino do Utimate levará ao octógono em Toronto, no Canadá, uma antiga rivalidade do muai thay. Nessa modalidade, Joanna Jedrzejczyk e Valentina Shevchenko já se enfrentaram três vezes entre 2006 e 2008, com três vitórias da quirguistanesa. Nada que aparentemente abale Joanna. A lutadora polonesa considera que as duas atletas mudaram bastante em mais de 11 anos. Dessa vez, neste próximo sábado, o duelo entre elas será no MMA, valendo título do UFC.

– Esse histórico não me incomoda, não me importo, foi uma década atrás. Vejo a história nesse duelo, no mais alto nível. Nós somos lutadoras muito talentosas e duras. É um grande desafio e estou animada demais. E nossas lutas no muai thay foram há uma década, hoje nós somos atletas completamente diferentes, e sei que eu sou. Estou muito feliz de estar aqui. Mal posso esperar por sábado.

Valentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk farão a co-luta principal em Toronto — Foto: Getty ImagesValentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk farão a co-luta principal em Toronto — Foto: Getty Images

Valentina Shevchenko e Joanna Jedrzejczyk farão a co-luta principal em Toronto — Foto: Getty Images

De personalidade forte, e conhecida por respostas diretas, sem rodeios, Joanna sorri tranquila quando perguntada sobre um possível clima de rivalidade entre ela e Valentina, haja vista o longo período no qual já se conhecem e se enfrentam. A lutadora de 31 anos, que vem de vitória por pontos sobre Tecia Torres, em julho, estreia no peso-mosca já com a oportunidade de conquistar o cinturão contra uma antiga conhecida.

– É uma bonita combinação de lutadoras. Talvez a melhor entre lutadoras strikers. E ainda acho que ela vai tentar me derrubar, mas as pessoas não imaginam como sou boa em defesa quando tentam. Ainda não tiveram a chance de me verem nessas condições. Na verdade, fiquei muito feliz quando Valentina entrou no UFC, e nós conversamos. Ela é minha oponente, e essa é uma das melhores lutas da história do MMA feminino. E gente, isso são negócios. O que vocês esperam? Vamos lutar, mostrar agressividade, mas de uma boa maneira, uma maneira esportiva. Quando saímos do octógono, quando saímos da arena, somos apenas seres humanos.

Joanna Jedrzejczyk já enfrentou Valentina três vezes e perdeu todas, mas no muay thai — Foto: Getty ImagesJoanna Jedrzejczyk já enfrentou Valentina três vezes e perdeu todas, mas no muay thai — Foto: Getty Images

Joanna Jedrzejczyk já enfrentou Valentina três vezes e perdeu todas, mas no muay thai — Foto: Getty Images

Joanna experimentou pela primeira vez em sua carreira no UFC uma preparação em que não precisou se preocupar tanto com o corte de peso. Habituada a ter que bater 52,2kg no peso-palha, nesse camp a polonesa ajustou suas atividades para bater nessa sexta-feira que antecede a luta o limite de 56,7 kg, mais de 4kg de diferença.

– Nunca reclamei do meu corte de peso, mas dessa vez percebi que realmente é muito difícil cuidar de uma dieta rigorosa por três semanas, ter muitos limites, e como isso pode impactar no corpo e na performance. Esse camp foi diferente. Por causa disso, pude treinar mais, treinar mais pesado, porque meu corpo estava mais preparado para isso. Antes de todos os outros camps, pensava: “vou ter que perder peso e ainda me preparar”, e balancear qualidade por quantidade na preparação, mas agora estou treinando mais e mais. Sem cansaço, sem lesões. Por isso estou pronta, mal posso esperar para a luta. Por isso sim, vejo hoje que perder peso é muito ruim para mim.

O Combate transmite o UFC 231 ao vivo, na íntegra e com exclusividade no próximo sábado, dia 8 de dezembro, a partir de 21h (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com transmitem as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e o site acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC 231
8 de dezembro de 2018, em Toronto (CAN)
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso-pena: Max Holloway x Brian Ortega
Peso-mosca: Valentina Shevchenko x Joanna Jedrzejczyk
Peso-meio-médio: Alex Cowboy x Gunnar Nelson
Peso-pena: Hakeem Dawodu x Kyle Bochniak
Peso-meio-pesado: Jimi Manuwa x Thiago Marreta
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília):
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Nina Ansaroff
Peso-leve: Olivier Aubin-Mercier x Gilbert Durinho
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Jessica Eye
Peso-médio: Elias Theodorou x Eryk Anders
Peso-galo: Brad Katona x Matthew Lopez
Peso-meio-médio: Chad Laprise x Dhiego Lima
Peso-leve: Carlos Diego Ferreira x Kyle Nelson
Peso-meio-pesado: Devin Clark x Aleksandar Rakic

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links