Matérias

Jesualdo elogia Palmeiras e dá aviso a Abel Ferreira sobre Brasil: “Querem ganhar para ontem”

Por José Edgar de Matos — São Paulo

Abel Ferreira tem um mentor, e que conhece bem o futebol brasileiro. Ex-treinador do Santos, Jesualdo Ferreira é tratado pelo provável novo comandante do Palmeiras como uma referência na profissão, com quem conviveu ainda no início de carreira como treinador. Agora, o pupilo deve viver a mesma experiência do ídolo, que deu conselhos e elencou as maiores dificuldades a serem encontradas pelo jovem técnico de 41 anos.

Em conversa exclusiva com a reportagem do ge, Jesualdo Ferreira apostou naquilo que crê ser o maior inimigo de Abel Ferreira a partir do momento em que assumir o Palmeiras: o calendário apertadíssimo do futebol brasileiro. A análise vem a partir da própria experiência no Santos.

– Abel tem boas condições para poder fazer um bom trabalho e com condições de brigar por títulos. Sei que nos próximos quatro meses o Palmeiras tem mais de 20 jogos, e aí é um grande problema no Brasil: não há tempo para se trabalhar. Trabalhar não é só falar, dizer coisas boas ou ruins. Para organizar uma equipe, você tem que falar, formar e treinar. Se não fizer isso, não consegue – sentenciou o treinador português de 74 anos.

Abel Ferreira recebeu conselhos do mentor Jesualdo Ferreira — Foto: Getty Images

Abel Ferreira recebeu conselhos do mentor Jesualdo Ferreira — Foto: Getty Images

– É como se você fosse para o mar e só lá fosse verificar se o tempo estava bom ou ruim. Assim, muita coisa foge do seu controle. O tempo é muito curto porque os torcedores e a imprensa são muito exigentes. Têm muita paixão, gostam muito de futebol, e querem ganhar se possível para ontem, o que é impossível – acrescentou.

– O futebol brasileiro questiona o que se passa com os treinadores brasileiros e o motivo de o futebol aqui não ir para frente. Mas ninguém pergunta o que o futebol precisa fazer na sua organização para os treinadores terem sucesso no Brasil. O que tem que fazer? Há uma pandemia que para o futebol por quatro meses e volta tudo do mesmo jeito, sem se adaptar o calendário? Não há igual – argumentou Jesualdo Ferreira, citando a quase zero adaptação do calendário à pausa pela Covid-19.

Diante deste cenário de pressão absoluta de todos os lados, Jesualdo Ferreira dá um recado também para o Palmeiras. Muito elogioso sobre a capacidade do jovem treinador, o ex-comandante santista pede paciência às pessoas que cercam o clube alviverde; tanto diretoria, jogadores, torcedores e imprensa.

– Será difícil o Abel Ferreira ter sucesso se não tiver apoio. Mas, antes de o treinador ter sucesso, o clube tem sucesso. As pessoas não percebem que ao não apoiarem o treinador, não apoiam o clube. Os primeiros prejudicados são os treinadores, mas depois os jogadores são prejudicados e depois os dirigentes. O que dá esperança é que se juntem e apoiem o treinador. Depois, podem analisar – explicou Jesualdo.

Jesualdo Ferreira comandou o Santos até agosto deste ano — Foto: Getty Images

Jesualdo Ferreira comandou o Santos até agosto deste ano — Foto: Getty Images

– Tenho certeza de que o Abel conhece todos os jogadores do Palmeiras, mas você só conhece um jogador mesmo quando trabalha com ele. Os jogadores, por outro lado, não conhecem ele. Então como se faz? Se não houver uma atitude de solidariedade por parte do clube e do futebol do Palmeiras, se as pessoas dentro do Palmeiras, toda a estrutura profissional, não estiverem juntas, remarem para o mesmo lado, será difícil um treinador ter sucesso, seja no Palmeiras, no Santos ou no Flamengo – declarou.

Características de trabalho

Jesualdo Ferreira conheceu Abel ainda como jogador. Em 2004, quando comandava o Braga, o ex-treinador do Santos contratou o então lateral Abel Ferreira. Juntos, brigaram pelo título português e se valorizaram, tanto que o “pupilo” se transferiu para o Sporting um ano depois.

No próprio Sporting, os dois se encontraram, agora como treinadores. Jesualdo Ferreira assumiu o clube de Lisboa em 2013 e novamente trabalhou com Abel, na época técnico do sub-19 e companheiro de reuniões semanais na equipe. Ali, viu potencial e se tornou conselheiro para o homem que está próximo de ser anunciado no Palmeiras.

Abel Ferreira, alvo do Palmeiras, em PAOK x Granada — Foto: Divulgação/PAOK

Abel Ferreira, alvo do Palmeiras, em PAOK x Granada — Foto: Divulgação/PAOK

– Abel é alguém que tem dentro de si aquilo que entendo ser o mais importante para ser treinador: querer melhorar cada vez mais no dia a dia, ter paixão pelo jogo e ser alguém que acredita nas suas ideias. Abel acredita nelas e vai no trabalho fazer o possível e o impossível para cumpri-las. Suas equipes são normalmente organizadas, pois atacam e defendem com equilíbrio, com jogadores muito ligados no jogo, com muita intensidade – afirmou Jesualdo, que vê o elenco palmeirense compatível com as ideias de Abel Ferreira.

– O Palmeiras tem um elenco que se encaixa ao Abel Ferreira. Na minha opinião, não dizendo que seja melhor ou pior do que Flamengo, São Paulo, o elenco do Palmeiras é do nível dos melhores e tem muita qualidade pelo que pude observar aí no Brasil. Numa primeira fase de Paulistão, o Palmeiras era indiscutível melhor do que o Santos, melhor do que o Corinthians e melhor do que o São Paulo – complementou o treinador, que confia na relação a ser construída.

Jesualdo encarou o Palmeiras ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo — Foto: Marcos Ribolli

Jesualdo encarou o Palmeiras ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo — Foto: Marcos Ribolli

– Naquela altura era o melhor (time) que vi. Tivemos um excelente jogo contra o Palmeiras, empate por 0 a 0, no jogo que lancei o Yuri Alberto, e me agradou. Abel terá jogadores para fazer uma equipe bem do nível do Palmeiras como clube – encerrou Jesualdo Ferreira

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links