Matérias

Irmão do narcotraficante ‘João Branco’ será encaminhado ao Ipat, no AM

Investigação aponta que ele assumiu papel de irmão em facção criminosa.
Preso deverá ser indiciado por vários crimes.

Manuel Ivani Pinto Carioca foi preso em Manaus (Foto: Indiara Bessa/G1 AM)

O irmão do narcotraficante conhecido como “João Branco” foi preso nesta quinta-feira (18), em Manaus. Segundo a Polícia Civil, Manuel Ivani Pinto Carioca, de 37 anos, será encaminhado para uma área de regime isolado ao Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), no Km 8, da BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (RR).   Ele é considerado um criminoso de alta periculosidade.

“João Branco” é apontado como membro de uma facção criminosa que atua no estado. Ele é considerado foragido pela polícia. De acordo com as investigações do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Manuel seria um dos líderes da facção.

“Ele [irmão] tem a função de distribuir todo tráfico de drogas, ordenava homicídios, ordenava distribuição de armamentos. [Em relação à] essas drogas temos investigações avançadas no sentido que chegam da Colômbia, Peru, Venezuela. São diversos países”, disse o delegado Samir Freire.

Manuel foi preso às 6h desta quinta-feira na casa onde morava, no bairro Flores, Zona Centro-Sul.  Ele era investigado desde dezembro, após a operação La Muralla, da Polícia Federal (PF).

O suspeito será indiciado por tráfico de drogas, associação criminosa, homicídios, entre outros crimes. Segundo a polícia, Manuel não quis falar em seu depoimento. Durante a apresentação à imprensa, ele também não comentou sobre a prisão.

João Branco é apontado como líder de facção criminosa que atua no Amazonas (Foto: Divulgação/PF)
João Branco é apontado como líder de facção
criminosa que atua no AM (Foto: Divulgação/PF)

João Branco
Segundo a Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), após fugir de presídio do estado em 2014, ele passou por cirurgias plásticas para mudar de aparência. Uma nova imagem do suspeito foi divulgada à imprensa em 2015.

‘João Branco’ conseguiu fugir do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), no km 8 da BR-174 (Manaus/Boa Vista) em março de 2014. Ele faz parte da lista dos procurados na operação La Muralla, deflagrada no dia 21 de novembro de 2015 para desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas internacional.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links