Matérias

Índios venezuelanos em Manaus tem documentação regularizada e receberão Bolsa Família

Enquanto não são tomadas atitudes visando evitar a onda migratória dos indígenas venezuelanos para Manaus, uma boa notícia foi dada para os refugiados: as famílias, que estão vivendo em más condições nas ruas da capital, principalmente no Complexo Viário de Flores, na zona Oeste da cidade, receberão ajuda como resultado de uma parceria entre a Prefeitura da capital a Polícia Federal (PF) no Amazonas.

Os benefícios foram definidos em um encontro entre representantes da PF e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), nessa quarta-feira (17). A intenção é realizar um mutirão social para ajudar os índios da etnia Warao. O mutirão vai ocorrer quando todos os 400 venezuelanos já estiverem abrigados. Com a Carteira de Trabalho (CTPS) e o CPF em mãos, será mais fácil para ter acesso a todos os programas sociais disponibilizados ao cidadão brasileiro.

Segundo o superintendente em exercício da PF no Amazonas, Richard Murad Macedo, explicou que, com isso, os que pretendem fixar residência em Manaus poderão ter seus direitos de cidadão garantidos. Os indígenas estão acampados em área pública, submetidos à situação de risco pessoal e social, em especial crianças, adolescentes e idosos.

O município alega que continua com ações específicas de atendimento aos imigrantes, reforçando o cumprimento ao decreto assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que declarou situação de emergência social em Manaus.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links