Esportes

Guerreromania: abraçado por peruanos, atacante enfrenta Alianza Lima com coração dividido

Por Eduardo Deconto — Direto de Lima, Peru

Paolo Guerrero fincou os pés em solo peruano. E nada mais. Foi mais do que suficiente para o ídolo arrastar uma multidão fervorosa de conterrâneos disposta a seguir de perto cada suspiro e cada passo que daria desde o desembarque em Lima com a delegação do Inter, na última segunda-feira.

A capital do país vive dias de Guerreromania. Uma idolatria que terá seu ápice nesta quarta-feira, a partir das 21h30, no Estádio Nacional. De volta para casa, o centroavante enfrentará o Alianza Lima com o Inter, em uma partida repleta de simbolismos pela 5ª rodada do Grupo A da Libertadores.

No gramado da casa da seleção peruana, um palco já familiar, Guerrero fará a sua estreia por um clube em seu país natal na primeira partida que disputa no Peru após a suspensão por doping. E logo contra o clube do coração e que defendeu durante toda a infância.

Dezessete anos após deixar seu tão querido Alianza Lima de forma polêmica, Guerrero enfrentará a equipe em uma noite que já ganha contornos históricos. Os alianzistas estarão com coração dividido – como o ídolo – e preparam uma homenagem ao atacante. Torcedores de outras equipes irão ao estádio para vê-lo de perto. E ele garante: não celebrará se marcar.

Até policial parou Guerrero para tirar foto — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / DivulgaçãoAté policial parou Guerrero para tirar foto — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Até policial parou Guerrero para tirar foto — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

– Significa muito estar aqui com um time brasileiro enfrentando meu time mais querido. Comecei no Alianza, joguei toda a infância aqui. É um momento especial, lindo. Não acredito ainda na minha cabeça ter esta oportunidade. Defendo as cores do Inter, mas não deixo de pensar. Será especial, mas difícil – diz Guerrero.

Guerreromania

As lentes das câmeras, os flashes e uma verdadeira sinfonia de cliques de fotógrafos são cenário e trilha sonora constantes de Guerrero no país natal. O camisa 9 arrastou uma multidão de centenas de jornalistas e torcedores para recepcioná-lo no Aeroporto Internacional de Lima.

Em meio ao frenesi, Guerrero foi soterrado por câmeras. E aconteceu de tudo: o atacante tropeçou, quase teve seu boné roubado e foi tietado até por policiais.

Dentro do ônibus, um sortudo torcedor recém-nascido ganhou um abraço do ídolo. A imagem registrada pelo fotógrafo do Inter, Ricardo Duarte, estampou a capa dos principais jornais esportivos do Peru na terça-feira.

Torcedor e jornalistas fazem vigília para ver Paolo Guerrero — Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.comTorcedor e jornalistas fazem vigília para ver Paolo Guerrero — Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com

Torcedor e jornalistas fazem vigília para ver Paolo Guerrero — Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com

– Quando a gente buscou um atleta com a história do Paolo Guerrero, sabia o que ele significava para o povo peruano. O que nós não tínhamos presenciado era essa paixão toda, em especial na chegada da delegação. Paolo foi capa de todos jornais do Peru, único assunto que se fala. Vai ser uma super atração para o jogo. Tomara que isso represente boas energias ao Inter – afirma o presidente Marcelo Medeiros

Nesta terça-feira pela manhã, o peruano ficou todo o tempo recluso no hotel da delegação colorada. Ele recebeu a visita da mãe, doña Peta, e do irmão mais velho Júlio “Coyote” Rivera. Foi o mais perto que os jornalistas que se acotovelavam com câmeras em mãos conseguiram chegar em sua vigília por uma mísera imagem do ídolo dos peruanos em sua casa.

À tarde, Guerrero atraiu ao menos 60 peruanos da imprensa – entre jornalistas, cinegrafistas e equipe de apoio – para o CT da seleção em Lima. Tudo para acompanhar de perto cada toque na bola no treino. E depois para lotar o auditório da sede da Federação Peruana de Futebol (FPF) para uma concorrida entrevista coletiva.

Cerca de 60 jornalistas cobriram o treino do Inter na terça — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / DivulgaçãoCerca de 60 jornalistas cobriram o treino do Inter na terça — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Cerca de 60 jornalistas cobriram o treino do Inter na terça — Foto: Ricardo Duarte / Internacional / Divulgação

Os planos do Inter para aproveitar a “Guerreromania”

Toda a comoção espantou dirigentes e integrantes da comissão técnica do Inter. Um dos relatos de um integrante da delegação é de que “nunca viu nada parecido”. E o clube está atento a isso.

O vice-presidente de marketing colorado, Nelson Pires, viajou com a delegação justamente para dimensionar o tamanho da influência de Guerrero no Peru. Bastaram alguns poucos minutos na capital do país para ter uma prova definitiva.

A diretoria já tem alinhavado um primeiro passo para aproveitar a Guerreromania. O clube irá alterar um campo no formulário de credenciamento de sócios para que os estrangeiros possam acrescentar o número do passaporte para fazer a associação. Assim, os peruanos poderão virar sócios do clube.

Com grande festa para Paolo Guerrero, Internacional desembarcou no Peru

Com grande festa para Paolo Guerrero, Internacional desembarcou no Peru

– Nós estamos estudando uma maneira de criarmos facilidades para torcedores estrangeiros. Mas temos atletas também que têm representatividade. O D’Alessandro com torcedores do River Plate, o Nico tem uma grande torcida no Uruguai. Sempre tivemos uma boa relação com a América espanhola. Temos uma admiração, até porque o Peru tem poucos ídolos – declara Medeiros.

Não para por aí. O departamento de marketing colorado já mantém contatos com a fornecedora de material esportivo para assegurar a distribuição de camisetas oficiais do clube no país. Tudo para aproveitar ao máximo a figura de Paolo Guerrero. Dentro de campo, ele já corresponde com uma amostra ainda reduzida, mas expressiva: são três gols em quatro jogos.

ALIANZA LIMA X INTER – LIBERTADORES – 5ª RODADA

  • Local: Estádio Nacional, em Lima (Peru)
  • Data e hora: quarta-feira (24/04), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Provável Alianza Lima: Gallese; Cuba (Salazar), Riojas, Godoy e Guidino; Tomás Costa, Luís Ramírez, Cruzado, Arroé (Felipe Rodríguez) e Quevedo; Affonso.
  • Pendurados do Alianza Lima: Guidino e Duciós
  • Quem está fora: Wilder Cartagena (suspenso)
  • Provável Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Sarrafiore e Nico López; Guerrero.
  • Pendurados do Inter: D’Alessandro, Patrick e Edenílson
  • Quem está fora: Guilherme Parede (suspenso), Danilo Fernandes, Dudu e Rithely (lesionados)
  • Arbitragem: Raul Orosco, auxiliado por Juan Pablo Montaño e Ariel Guizada (trio da Bolívia).
  • Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo para RS (com Luciano Périco, Maurício Saraiva, Márcio Chagas da Silva e Clemer).

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links