Matérias

Formação continuada beneficiará 3.290 professores da rede pública, no Amazonas

Pce Amazonas

O Grupo de Pesquisas Alfabetização Científica e Agroecologia na Amazônia (GPAAA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inicia na próxima Terça-feira (1), a Oficina de Elaboração de Projetos Científicos Escolares que estima beneficiar aproximadamente 3.290 professores, da rede pública de educação no Amazonas. O objetivo da iniciativa é estimular e colaborar com a elaboração de projetos de pesquisa no ambiente escolar.

A oficina visa fornecer subsídios para: Identificar os elementos requeridos num projeto de pesquisa: (título, objetivos, tipo de pesquisa, instrumentos e determinação das estratégias de coleta de dados, análise dos dados e cronograma de execução); Estruturar os elementos que compõem um projeto de pesquisa; Elaborar um pré-projeto (Título, justificativa, objetivo geral e específico, metodologia e referencial teórico); Elaborar um pré- cronograma de atividades e financeiro.

Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver um projeto de pesquisa apropriado para ser executado em ambiente escolar, envolvendo estudantes do ensino fundamental (séries finais) e médio. Escolha e delimitação do tema/título, problemas, objetivos e metas, justificativa, metodologia, bibliografia, cronograma e orçamento, serão algumas das etapas apresentadas aos participantes.

A ação é composta de atividades teóricas e práticas, dinâmica de Interação, aula expositivo-participativa, atividade aplicada e acompanhada em sala de aula: elaboração de projeto a partir de um roteiro estabelecido, utilizando o edital do Programa Ciência na Escola da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas PCE/Fapeam e o formulário o de apresentação de proposta FAPEAM/PCE.

Segundo a coordenadora geral do PCE, Maria de Fátima Vieira Nowak, para alcançar a meta e beneficiar professores de diversos lugares do Amazonas, a oficina será executada presencialmente e também por canais multimídias. “Começamos 2016 com força total, é a energia da ciência transformando o futuro, para isto estabelecemos como meta da formação continuada de professores, beneficiar diretamente 3290 professores da rede pública (estadual e municipal) do Amazonas, oferecendo esta oficina Para atingir esta meta ofereceremos a oficina nos modos presencial (capital e interior), mediado pelo centro de mídias, e online”, explicou Nowak.

Interior e Capital

No interior do estado, a meta é oferecer a oficina para 1040 professores, sendo duas oficinas realizadas em cada Coordenadoria Regional PCE, cada oficina ofertando 40 vagas. Já em Manaus, a oficina irá beneficiar diretamente 600 professores, com 15 turmas, cada uma contendo 40 vagas. “O mais importante nesta formação é apresentar uma nova ferramenta para os professores utilizarem dentro da sala de aula, tornando o processo de ensino aprendizagem mais interessante”, comentou Emanoel Afonso Leite, Coordenador Técnico Científico do GPAAA.

Mídias

Nas aulas mediadas pela mídia, por meio do Centro de Mídias da Secretaria estadual de Educação (Seduc), a oficina pretende beneficiar 30 professores. Além disso, em 2016 o grupo de pesquisa lança a modalidade online, onde serão oferecidas 36 turmas de 45 de vagas, totalizando 1620 professores que podem ser favorecidos pela ação.

Avaliação

A avaliação será individual e coletiva, a aprendizagem será considerada satisfatória se os participantes atenderem aos seguintes critérios; participação das aulas e das atividades realizadas nas oficinas e frequência.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links