Esportes

Fluminense tem missão de impedir sequência de vices e voltar a vencer o Flamengo em decisão após quase 27 anos

Em meio a um momento conturbado, o Fluminense encara o Flamengo na final do Campeonato Carioca com muito mais que a taça e a recuperação da confiança do time em jogo. A equipe de Abel Braga tem a missão de quebrar a sequência de derrotas para o rival em decisões estaduais – o Flu perdeu em 2020 e 2021 – e voltar a bater os rubro-negros após quase 27 anos.

A última vez que o Fluminense venceu o Flamengo em uma decisão foi na partida lendária de 1995. Apesar de constar na memória coletiva como uma final, não era exatamente isso. O campeonato daquele ano levou os quatro melhores times de dois grupos para um octagonal que definiria o campeão. A última rodada, a dupla Fla-Flu era quem tinha chances de levar o caneco, e o jogo do “gol de barriga” definiu o campeão.

Renato Gaúcho comemora o famoso "gol de barriga" pelo Fluminense sobre o Flamengo — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo

Renato Gaúcho comemora o famoso “gol de barriga” pelo Fluminense sobre o Flamengo — Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo

No ano de seu centenário do Flamengo, o clube fez grande investimento no elenco, contando com jogadores como Romário, vindo do Barcelona e eleito o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa depois do título da Copa do Mundo de 1994, além de Branco e a revelação Sávio. Já o Fluminense vinha de um período de “vacas magras”, sem títulos desde 1985 e com elenco mais humilde, cuja estrela principal era Renato Gaúcho.

De lá para cá, o Tricolor não teve a mesma sorte. Foram três decisões contra o Rubro-Negro e três vice-campeonatos: em 2017, 2020 e 2021. A missão, agora, é impedir um terceiro vice-campeonato seguido. O Flu vem de uma sequência de três vitórias sobre o Flamengo, para quem não perde desde maio do ano passado, justamente na decisão da competição.

Com a torcida na bronca por conta das últimas atuações, a equipe de Abel Braga vai precisar se reinventar para bater de frente e evitar o inédito tetracampeonato do Flamengo. Para o treinador, o adversário vem com uma motivação a mais por conta da sequência de derrotas para o Fluminense, mas acredita que a chave para o título é fazer um duelo de cabeça erguida, como foi na vitória sobre os rubro-negros na Taça Guanabara deste ano.

Arias Fluminense Fla-Flu Gol Carioca Flamengo — Foto: André Durão

Arias Fluminense Fla-Flu Gol Carioca Flamengo — Foto: André Durão

– É um time que vai vir mordido, porque não ganha há alguns jogos do Fluminense, mas precisamos tentar fazer um jogo igual, essa é a nossa estratégia – disse Abel.

Assim como em 1995, o elenco do Fluminense não teve o mesmo investimento que o do Flamengo em 2022, mas a esperança do torcedor tricolor é que o final da história também se repita: com título do Flu.

Em busca da recuperação da confiança e do fim da sequência de vice-campeonatos, o Fluminense faz o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h40 (de Brasília). A última partida da decisão será no sábado, às 18h (de Brasília).

(Com informações do ge).

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links