Matérias

Famílias do bairro Alvorada vão receber título definitivo

  • Portal da CBN Manaus

    Ao menos quinhentas famílias que moram no bairro Alvorada, zona Centro Oeste de Manaus, serão contempladas com títulos definitivos de seus terrenos este ano. O trabalho de regularização fundiária do Governo do Estado no bairro começa este mês e deve demorar cerca de 180 dias. Nesta quinta-feira (04/04), às 19h, na Escola Estadual Manoel Severiano Nunes, localizada na av. João Paulo I, 100 – Alvorada II, a Secretaria de Política Fundiária (SPF) realizada reunião com os moradores para orientá-los sobre os procedimentos.

    Desde março, o secretário de Política Fundiária, Ivanhoé Mendes, está realizando reuniões com os moradores dos bairros onde será feita a regularização fundiária este ano. São 10 bairros: Zumbi, Campos Sales, Alvorada, Monte das Oliveiras, Dom Pedro, Bairro da Paz, Compensa, São José 3, Boa Vista e Nova Esperança. “Vamos concluir o cronograma de reuniões até o final deste mês. As equipes que vão fazer a medição do terreno e a coleta dos dados das famílias residentes nos locais começam este mês a fazer o trabalho nos bairros”, explica Mendes.

    A regularização fundiária será feita somente em áreas definidas pela Secretaria de Política Fundiária. Portanto, todas as famílias que residem nesses perímetros urbanos serão visitadas pelas equipes da SPF. O serviço é gratuito e nenhum tipo de pagamento deve ser efetuado pelo morador, alerta o secretário.

    O título definitivo garante segurança jurídica sobre a posse da propriedade, além de possibilitar o acesso às inúmeras políticas públicas e de crédito em agências de fomento, como a Affeam e o Basa, e bancos privados. A SPF firmou parceria com a Caixa Econômica Federal esta semana para facilitar o acesso à linhas de financiamento para a construção ou reforma da casa e para incentivar o microempreendedorismo, entre outros serviços.

    Documentos necessários – Para agilizar o trabalho de regularização fundiária, a SPF orienta os moradores do Zumbi a providenciarem os seguintes documentos, que devem ser entregues durante a visita das equipes de cadastramento socioeconômico:  Carteira de Identidade e CPF (Casal); Comprovante de residência (água, energia); Certidão de casamento/divórcio; Certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos; Comprovante de renda familiar (Casal); Procuração firmada por Instrumento Público com validade de 1 ano, com poderes específicos para representá-lo junto à entidade fundiária, se o requerente quiser ter uma pessoa para representá-lo. Deve ser apresentada fotocópia em folha inteira de todos os documentos.

     

Um comentário para “Famílias do bairro Alvorada vão receber título definitivo”

  1. Leila miranda disse:

    Eu nao partisipei da reuniao aqui no alvorada,o que eu devo fazer a onde me enforma a onde eu devo ir. Nao tem nen um numero pra nos enforma.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links