Matérias

Explosão após vazamento de gás deixa pessoas feridas e destrói apartamentos em condomínio na zona norte de Manaus

– (fotos: moradores e Divulgação / Defesa Civil) – Um vazamento de gás de cozinha pode ter sido a causa de uma explosão que deixou duas pessoas feridas e destruiu carros e quatro apartamentos no condomínio Verona, na zona norte de Manaus, no início da noite dessa quarta-feira (24). Ainda não se sabe as causas da explosão, que comprometeu outros quatro apartamentos. O evento está sendo investigado pela Defesa Civil municipal.

Os feridos foram atendidos em hospitais da rede pública. A Prefeitura de Manaus, por meio de uma equipe da Defesa Civil, e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), prestou assistência aos moradores do condomínio, localizado no bairro Lago Azul.

Conforme os relatos de moradores do residencial, passados ao chefe de Guarnição do Corpo de Bombeiros, sargento Jhon Noronha, que atendeu a ocorrência, o gás teria vazado de um apartamento do andar superior, para a unidade habitacional abaixo. O morador, ao chegar no apartamento, não teria sentido o cheiro do gás, e ao ligar o fogão, a explosão teria ocorrido.

 

Defesa Civil

Na avaliação inicial da Defesa Civil, o bloco de oito apartamentos, onde ocorreu a explosão foi condenado por apresentar riscos. A área foi isolada, e nesta quinta-feira (25), a equipe do órgão municipal retorna ao condomínio, para finalizar a vistoria e concluir o laudo.

De acordo com o diretor de Operações da Defesa Civil, major Robson Falcão, a explosão, que destruiu quatro apartamentos e comprometeu outros quatro, teria sido ocasionada pelo vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.

“Os oito apartamentos foram condenados, não podem ser utilizados. Todo o prédio foi interditado e a área isolada, para evitar qualquer tipo de problema. O Instituto de Perícia Criminalística, da Polícia Civil, foi acionado, para também fazer o seu laudo e liberar o espaço ao condomínio, para que sejam feitas as demolições necessárias, uma vez que o local está em risco de desabamento, por isso foi interditado”, explicou o major Falcão.

Durante a ocorrência, sete famílias foram cadastradas pela Semasc, para serem inseridas no programa de auxílio-aluguel. Nesta quinta-feira, uma equipe do órgão também deve retornar ao local.

 

Orientação

O diretor de Operações da Defesa Civil também fez um alerta, para que todas as vezes que o morador se ausentar de sua residência, verificar se o regulador que libera o gás até o fogão está devidamente fechado, evitando possíveis acidentes.

“A pessoa deve estar atenta antes de sair de casa, conferindo se o registro de gás está fechado. Gás não tem cheiro, só notamos o vazamento dele, porque é adicionada uma essência ao produto, o mercaptano, por isso é que percebemos o vazamento”, observou.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links