Esportes

EsportivaMente: Anderson Silva relembra primeira luta com Sonnen e promessa a Minotauro

Por Combate.com — Rio de Janeiro

Esportivamente com Anderson Silva

Esportivamente com Anderson Silva

Uma das maiores rivalidades da história do MMA, Anderson Silva e Chael Sonnen nunca fizeram questão de esconder o que sentiam um pelo outro. O americano, sempre conhecido pelo jeito falastrão de provocar seus adversários, resolveu mexer com o então campeão peso-médio (até 84kg) do UFC para ganhar sua chance de ser campeão. Sonnen passou perto de conquistar o título, mas viu o brasileiro arrancar uma finalização no último round do UFC 117, em 7 de agosto de 2010, e cumprir uma promessa que tinha feito ao seu mestre.

No quadro “EsportivaMente”, Anderson Silva revelou o que se passava pela cabeça em momentos decisivos daquela que ganhou o título de “Luta do Ano” em 2010. Naquele contexto, Sonnen disparava frases como: “Anderson Silva é um mentiroso”; “Existe esse otário chamado Anderson Silva”; “O Anderson é uma fraude”; “Isso não vai ser uma guerra, vai ser um castigo. E eu vou dar as porradas”.

– Eu fiz uma promessa para o Minotauro que eu ia finalizar ele. Minotauro falou: “Cara, você não precisa fazer isso, vai lá e bate nesse cara”. Falei: “Não, mestre, vou pegar e finalizar ele” – disse Anderson no “Fala Muito!”.

Se a promessa de Anderson Silva ao seu mestre Rodrigo Minotauro foi cumprida, não veio facilmente. Chael Sonnen dominou os quatro primeiros rounds e a primeira metade do último, e apenas aos 3m10 do quinto round que o brasileiro chegou à finalização com uma chave de braço.

– Primeira luta com Sonnen: costela trincada… o que fez a grande diferença foi eu estar com meu mestre Minotauro. Mudou também foi o fato dele ter falado do meu mestre. Ele falou de duas pessoas que não poderia ter falado, primeiro foi da minha família e depois do meu mestre. Fiquei cinco rounds apanhando dele ali, e no finalzinho era uma coisa que estava treinando muito com Ramon (Lemos), atacar o braço, e consegui efetuar um soco de baixo que ele ficou muito tonto e saí para o triângulo.

Anderson Silva finalizou Chael Sonne já no quinto round após levar sufoco durante quase toda a luta — Foto: Reprodução / CombateAnderson Silva finalizou Chael Sonne já no quinto round após levar sufoco durante quase toda a luta — Foto: Reprodução / Combate

Anderson Silva finalizou Chael Sonne já no quinto round após levar sufoco durante quase toda a luta — Foto: Reprodução / Combate

Sonnen tinha dito na promoção da luta que ia “derrubar os irmãos Nogueira na mesma noite”, lembrando que Anderson Silva treinava com Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Na hora da finalização, o brasileiro demorou a largar o braço do americano ainda que ele tivesse batido em desistência.

– Quando ele bateu… Ele deu uma batidinha discreta ali, aliviei um pouco o pescoço mas continuei segurando o braço, não sabia se ele ia soltar ou não, mas quando o juiz entrou a sensação foi de missão cumprida: “Honrei meu mestre, que bom, graças a Deus”. No vestiário, disse: “Mestre, ele falou de você e só ia sair se finalizasse ele”.

Depois dessa vitória, Anderson Silva ainda daria revanche a Sonnen três lutas depois, tendo vencido Yushin Okami e Vitor Belfort no meio do caminho. Em 7 de julho de 2012, o brasileiro nocauteou o americano já a 1m55 do segundo round.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links