Matérias

Especialistas se reunem esta semana, em Manaus, para discutir Monotrilho

Portal da CBN Manaus 

Especialistas de outros estados e de países onde esse tipo de modal urbano já está em operação ou em fase de implantação; políticos, empresários, técnicos do município e do estado ligados à área de trânsito e de transporte de massa; presidentes de associações de classe e associações comunitárias na área de influência da obra, além da imprensa local, vão estar reunidos, na próxima quarta-feira (22), em Manaus, no Seminário de Mobilidade Urbana – O Monotrilho como Alternativa no Transporte de Massa.

O evento, que acontece das 15h às 19h30, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista, em Flores, na zona Centro-Sul, visa analisar e debater o tipo de modal urbano no Brasil, seu potencial, geração de oportunidades, transferência de conhecimento tecnológico e os investimentos na indústria do País, especialmente na região, será promovido pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Associação Brasileira de Monotrilho (Abramon).

De acordo com a secretária estadual da Infraestrutura, Waldívia Alencar, “É uma oportunidade ímpar de apresentação e discussão dos aspectos positivos ou não deste modal, com a análise de vários especialistas ligados ao assunto”.

Entre os convidados, o presidente da Abramon, Halan Lemos Moreira, abordará o tema “Monotrilho – Suas Características e o Impacto Positivo nas Áreas onde Transita: Solução Ambientalmente Amigável, Impacto Imobiliário Positivo e Interação com o Patrimônio Histórico”, e fará uma abordagem integral de questões cruciais para a implantação do sistema.

Preço da passagem

O economista Andrés Von Stockert vai analisar a questão socioeconômica sob diversos ângulos, principalmente no que se refere aos custos de construção e implantação, bem como tarifa, sendo este último um dos assuntos mais discutidos por se acreditar que, em razão dos altos custos, o preço da passagem possa ser mais alto que a média.

O evento também contará com palestra do coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, que fará uma apresentação geral do processo de implantação do monotrilho na cidade de Manaus.

Segundo a Seinfra, o encontro é direcionado a todos os agentes públicos, instituições municipais, estaduais, empresariais e representantes da sociedade em geral que desejem conhecer mais sobre o projeto.

Ainda segundo a Seinfra, o monotrilho surgiu para atender a necessidade de implantação de um modelo de transporte integrado em Manaus, sob responsabilidade do Governo do Amazonas. O sistema fará a integração com o Bus Rapid Transit (BRT), que será implementado pela Prefeitura de Manaus (PMM). Ambos são projetos de mobilidade urbana que ficarão como legado para a população de Manaus e do Estado do Amazonas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links