Matérias

Enchente supera cota de 2009 e municípios já decretam estado de calamidade pública

Do portal da CBN Manaus
O Rio Negro atingiu, nesta quinta-feira, a cota de 29,80 cm, depois de superar ontem, a cheia recorde de 2009. De acordo com a Defesa Civil estadual, dos 52 municípios em estado de emergência, dois já passaram para o estado de calamidade pública.

O secretário estadual da Defesa Civil, coronel Roberto Rocha, fez um balanço da cheia no Estado. “Estamos com 52 municípios em situação de emergência, sendo que, destes, 2 estão sendo nivelados para o estado de calamidade pública, em função do agravamento da situação e do cenário do desastre ter evoluído, comprometendo o PIB de cada município. Além desses dois municípios, entraram também Maraã, Beruri e Silves. Ficamos preocupados. Sabemos que o Rio Negro continua subindo. Hoje, em Tefé, também está sendo superada a cheia de 2009; Apesar de, no alto Solimões, essa água já ter parado, no Médio Solimões, a água continua subindo, então, as regiões de Anori, Anamã, Manacapuru ainda serão afetadas, mas o governo do Estado garante que a situação está sendo administrada da melhor forma possível e que as ações em andamento visam com que todos esses eventos que possam culminar em situação de desastre às famílias afetadas sejam minimizados.”

Outro município em que a cheia pode superar a cota recorde de 2009, nas próximas 42 horas, é Parintins, no baixo Amazonas. O secretário da defesa civil confirmou a intenção do Governo do Estado de, depois da cheia,  construir unidades habitacionais para os moradores de áreas alagadiças, nos municípios afetados pela enchente.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links