Matérias

Enchente: ministro da Integração garante rapidez na liberação de ajuda a Manaus

– (casas em áreas de igarapés, em Manaus – imagem apenas ilustrativa) – O ministro da Integração Nacional, Helder Zahluth Barbalho, afirmou, nesta terça-feira (28), em Manaus, que dará celeridade na liberação de qualquer tipo de ajuda que a capital do Amazonas venha necessitar, por conta da cheia deste ano. Foi durante o encontro dele com o prefeito em exercício Marcos Rotta, na sede da prefeitura, na Compensa, zona Oeste da cidade.

“Fiz questão de visitar o prefeito em exercício e meu amigo Marcos Rotta para colocar todo o aparato do Ministério da Integração e da Defesa Civil Nacional à disposição da cidade e assim agilizarmos o atendimento das demandas que venham a surgir com a subida dos rios”, ressaltou o ministro Helder Barbalho.

De acordo com Rotta, Manaus já está com todo o levantamento das ações de atendimento à população que, este ano, deve ser de 3,5 mil a quatro mil pessoas atingidas pela cheia na capital. Ainda segundo ele, a prefeitura aguarda o primeiro sinal de alerta do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que será emitido no próximo dia 31, para dar início aos trabalhos preventivos de construção de pontes. Conforme estudo da Defesa Civil de Manaus, pelo menos 15 bairros, incluindo o Centro, devem ser atingidos com a subida dos rios.

“Coincidentemente a visita do ministro acontece no momento em que montamos nosso cronograma de atendimento à cheia e verificamos a necessidade de aportar recursos para garantir a ajuda à população”, destacou Marcos Rotta. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, que mesmo licenciado de sua função está preocupado com os prejuízos que podem ser causados por conta da cheia, já visitamos os bairros e a orla da cidade para avaliar e prevenir os possíveis danos”, concluiu.

Acompanhando o ministro Helder Barbalho, que esteve na Região Metropolitana de Manaus (RMM) repassando cerca de 500 toneladas de donativos ao Governo do Amazonas, o vice-governador Henrique Oliveira disse que é hora de os governos se unirem para garantir ajuda a quem precisa.

“Descemos do palanque político e deixamos a vaidade de lado porque o Amazonas e Manaus passam por esse momento difícil que é a subida dos rios. O mais importante nesse momento é buscar socorro para as pessoas quem veem a água invadir a sua casa e que, muitas vezes, perdem tudo o que têm”, ponderou o vice-governador. Entre os itens doados pelo Ministério da Integração e pela Defesa Civil Nacional estão cestas básicas, colchões, kits de higiene pessoal e dormitórios, que serão entregues às famílias de quatro municípios do Estado, já afetados pela cheia do rio Juruá.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links