Matérias

Eleitor do Amazonas não teve títulos cancelados, afirma TRE

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (27), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargador João Simões, que comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por 7 votos a 2, decidiu rejeitar pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não fizeram o cadastramento por biometria nas localidades que foram escolhidas pela Justiça Eleitoral.

Cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão votar nas eleições de outubro porque não compareceram aos cartórios eleitorais nos municípios em que houve o recadastramento para identificação biométrica e devido a outras restrições.

Em entrevista à Rede Tiradentes, nesta manhã, o desembargador João Simões disse que, na relação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não consta nenhum título cancelado no Estado, porque o TRE-AM começou a biometria em 2014 e conseguiu alcançar os 85 % do eleitorado.

Segundo o desembargador , a biometrização só não alcançou os 100% por causa da eleição suplementar para o Governo do Estado, que acabou atrapalhando a meta da Justiça Eleitoral. “Se não fosse a eleição, o TRE-AM já teria alcançado os 100%.”, agarantiu.

João Simões disse, porém, que, dos 62 municípios, 10 já alcançaram os 100%. Nas cidades onde não foi feita a biometrização, os eleitores poderão usar o título antigo e os que não fizeram, nas outras cidades, não poderão votar. Para mais informações, o eleitor pode procurar o TRE-AM.

O desembargador convocou o eleitor a comparecer às urnas, no próximo dia 7 de outubro, exercitar a cidadania e o direito ao voto. “Não deixe de votar. Escolha um candidato e compareça as urnas!”

Ele finalizou dizendo que o eleitor do Amazonas terá a segurança garantida pelas forças federais em 25 municípios do Estado.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links