Matérias

EDITORIAL: Tirania tem vida curta. Não é páreo para a coragem

A Rede Tiradentes (rádio, TV e portal) tem se caracterizado pela busca da verdade. É nossa missão. A própria razão do jornalismo. Quantas vezes, nas ruas e nos mais diferentes locais, nossa equipe é abordada por alguém que nos diz: “Só vocês mesmos para dizerem certas verdades!”.

Ora, mas qual é o obstáculo? Por que tanto temor em revelar fatos que todos estão fartos de saber? Por causa do tirano. Todos viram como ele é duro.

Tiranos existem desde a Grécia antiga. Assumiam o mando absoluto em alternância com a Democracia. Platão e Aristóteles os descreveram como “ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude. A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder”. Todos viram esse filme, recentemente, no Amazonas.

Mestre de Alexandre, O Grande, Aristóteles vaticinou que tiranias têm vida curta devido “… à fraqueza inerente aos sistemas que usam a força sem o apoio do direito.”

Roma, com suas máquinas de guerra, arquitetura e engenharia, além da enorme capacidade de absorver e adaptar culturas locais, parecia invencível. Deixou enorme legado à humanidade e… o estereótipo de Nero e Calígula debulhando cachos de uvas, barrigas enormes, rodeados por ninfas e efebos.

A indolência, em tempos modernos, comemorada com vinhos raros e caros, faz crescer fortunas e quadris.

Hosni Mubarak, no Egito, achava que os 30 anos de domínio absoluto dos meandros da política egípcia tornariam seu poder perpétuo. Caiu, em poucas semanas, quando a revolta popular ganhou as ruas. Muammar Kadhafi foi perseguido, humilhado e morto nas ruas de sua Sirte, após desafiar o Ocidente com o exército Líbio e levar o terror aos EUA e à Europa. Saddam Hussein, no Kuwait, morreu enforcado com transmissão ao vivo pela TV.

O Amazonas vive um momento de liberdade, de respeito aos veículos de comunicação e aos poderes constituídos.

Quando critica, a Rede Tiradentes aposta na esperança de ver o erro corrigido. Ao apontar uma falha, torce, como os fanáticos pelo futebol, para que ela não mais ocorra. O administrador honesto, o funcionário sem rabo preso e o político democrático ouvem, checam os fatos, corrigem as coisas e nos desarmam. O tirano vocifera, ameaça, investe cegamente contra nossos microfones.

A Rede Tiradentes tem patrimônio, que resulta de uma família honrada e conta com equipe de  colaboradores valorosos. Defendemos as liberdades. Repudiamos todo tipo de violência, inclusive a que se pratica contra mulheres, verbal e fisicamente. Nosso principal produto, porém, é a coragem, incrustrada no mais fundo da formação social e da convicção política da casa. Podem nos ameaçar de todo jeito. Podem até tentar nos tirar parte de nós. Mas o que restar de tudo o que somos ainda terá como pedra fundamental a mesma coragem. E valentia redobrada.

Tirania, segundo Nicolau Maquiavel, “… é o regime que tem menor duração, e de todos, é o que tem o pior final…”.

Venha, tirano. A gente conhece sua história, estamos atentos e vamos te ensinar com quantos paus se faz uma canoa.

Saddam no auge da tirania

Enforcado com transmissão ao vivo pela TV

Poder de Kadaffi se media pelo número de medalhas

Foi pego dentro de um buraco, humilhado e assassinado pelo povo revoltado

Mubarack foi o tirano da Egito por 30 anos

Deposto pelo povo, acabou preso

 

13 Comentários para “EDITORIAL: Tirania tem vida curta. Não é páreo para a coragem”

  1. marcos disse:

    Hummmmmm Ronaldo essa carapuça seria pra algum senador conhecido? rsss…………

  2. Chagas disse:

    Ronaldo, você escreveu sobre Tirano, mas não relatou a qeum era ou é esse tirano baré, conseqauentemnte, não disse absolutamente nada, pôde está blefando, se não disser quem seria esse Tirano!

  3. jose disse:

    Dê nome aos bois!

  4. carlos perez disse:

    O Senador Eduardo Braga está te ameaçando ? Fala logo assim ficamos sabendo.

  5. Comodoro disse:

    Srs., seria necessário ainda manifestar o nome de nosso tirano tupiniquim? Em que terra voces moram? Isso mostra o grau de informação dos leigos eleitores de tiranos.

  6. Wilton disse:

    Sem identificar a quem se refere, torna a informação apenas factóide.

  7. Guardião disse:

    Nao precisa dar nome aos bois Ronaldo, nos amazonenses sabemos que atualmente só existe um tirano em Manaus ele se chama eduardo braga, alias ele esta mais para uma crianca mimada que nao pode ser contrariada se nao….bua bua buaaaaaaa

  8. Tio Leso disse:

    Uma imprensa livre é a base de qquer nação democrática.
    Divirjo e muito de alguns posicionamentos da rede e do Ronaldo Tiradentes mas dai concordar que alguém possa amordaçar seu veiculo de comunicação é comprar briga com a sociedade muito bem servida pelos seus pódio ame tos em favor do povo desta terra. Nao temas segue adiante.

  9. TIO LEO disse:

    E olha Ronaldo, que por trás dos tiranos existem os “condes” a serem beneficiados para protegerem, alimentarem e resguardarem o poder de quem exerce a tirania. Maquiavel explica muito bem essa relação. O pior é que esses condes em “suas terras” se acham verdadeiros reis. Concordo com você quando esceve: “Repudiamos todo tipo de violência, inclusive a que se pratica contra mulheres, verbal e fisicamente”. Foi o que aconteceu contra uma jovem de 36 nos há alguns atrás. E olha, que mesmo com uma investigação de 08 anos (oito anos, e nem a Policia Federal leva tanto tempo- ????????) feita pelo MPE, apénas se chegou a duas situações, que ora, só se espera para rebatê-las. O mais incrível disso tudo, é que ainda aparece pseudos condes para defender o indefensável, escondidos atrás de fake nomes e sem a mínima coragem de assinar as suas ilações. Parabéns Ronaldo pela matéria.

  10. Carlos disse:

    Aos meus amigos leitores acima, eu diria muita calma nessa hora, pois o recado dado vale pra muita gente.

  11. Anônimo disse:

    Amigo sei que sao poucos…
    mais o povo q mesmo e ve o circo pegar fogo!!!!

  12. Servidor disse:

    Tirano não, governador perpétuo sumo sacerdote poderoso e incontestável perfeito Eduardo Braga. Quem não sabe de quem estamos falando. Grosso mal educado também, e nesta parte não falo com ironia.

  13. Junior disse:

    O recado vale para uns e umas. Que são Praga na política.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links