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Duelo acirrado entre Alonso e Schumacher em Imola marcou duelo de gerações, há 15 anos

Por Fred Sabino — Rio de Janeiro

Há exatos 15 anos, no dia 24 de abril de 2005, um duelo acirrado entre Fernando Alonso e Michael Schumacher pela vitória no GP de San Marino não decidiu apenas aquela corrida, mas ficou conhecido como um marco: no duelo de gerações, a vitória do espanhol mostrou ao mundo que ele estava pronto para ser o homem a acabar com a hegemonia do alemão na Fórmula 1.

Fernando Alonso segura a pressão de Michael Schumacher nas voltas finais em San Marino-2005 — Foto: Clive Mason/Getty ImagesFernando Alonso segura a pressão de Michael Schumacher nas voltas finais em San Marino-2005 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Fernando Alonso segura a pressão de Michael Schumacher nas voltas finais em San Marino-2005 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Já escrevi no F1 Memória sobre essa batalha metro a metro pela vitória em Imola. Com uma estratégia perfeita e uma pilotagem impecável, Schumacher se recuperou de uma posição de largada ruim e ficou no mano a mano com Alonso nas voltas finais. Apesar de estar mais rápido, Schumi não conseguiu a ultrapassagem, já que o espanhol se defendeu com precisão.

Dali até o fim da temporada de 2006, Schumacher e Alonso tiveram outros duelos diretos, e o espanhol levou a melhor na maioria deles, vamos relembrar?

Passou por fora!

Já campeão mundial, Alonso ficou mal classificado no grid do GP do Japão porque a chuva embaralhou a ordem de entrada dos pilotos na pista durante a classificação. Vindo de trás, o espanhol fez uma corrida arrojada e, quando chegou em Schumacher, atacou na temida – e velocíssima – curva 130R. Alonso cerrou os dentes e passou por fora na 20ª volta, na disputa pelo quinto lugar. No fim, Kimi Raikkonen conquistou a grande vitória da carreira, com Alonso em terceiro, e Schumacher, em sétimo.

Aprendeu certinho!

Uma das grandes características de Michael Schumacher era aproveitar as últimas voltas de pista livre antes de seus pit stops para apertar o ritmo e manter-se à frente dos adversários na volta à pista. Pois bem, no GP do Barein de 2006, o feitiço virou contra o feiticeiro, e foi Alonso quem fez o chamado “overcut”, ou seja, ficou mais tempo do que Schumacher na pista antes do último reabastecimento. Resultado: o espanhol voltou à frente do alemão e partiu para a primeira vitória no ano do bicampeonato.

De novo por fora!

Quando Alonso e Schumacher chegaram à Hungria, a disputa pelo título de 2006 era uma realidade entre eles. Depois de os dois terem sido punidos por manobras irregulares nos treinos, o alemão ficou em 11º no grid, cinco posições à frente do espanhol. Choveu no dia da corrida, e os pneus Michelin de Alonso funcionavam melhor naquelas condições do que os Bridgestone de Schumi. Na quarta volta, os dois já disputavam a quarta posição, e Alonso passou de passagem por fora. Mas nenhum deles venceria a corrida: o espanhol abandonou por uma porca de roda solta, e o alemão foi o oitavo.

Ataque x defesa

Alonso resistiu a Schumacher na Turquia, em 2006 — Foto: Getty ImagesAlonso resistiu a Schumacher na Turquia, em 2006 — Foto: Getty Images

Alonso resistiu a Schumacher na Turquia, em 2006 — Foto: Getty Images

Na Turquia, Felipe Massa garantiu sua primeira pole position na F1, à frente do companheiro Schumacher, com Alonso em terceiro. As posições foram mantidas nas primeiras voltas, mas uma entrada do safety car fez com que os três entrassem nos boxes ao mesmo tempo. Schumacher teve de esperar o líder Massa parar e perdeu a posição para Alonso. Nas voltas finais, o alemão atacou o quanto pôde, mas o espanhol resistiu e segurou o segundo lugar, atrás de Massa.

Última vitória

Após vencer na Itália e anunciar a aposentadoria, Schumacher estava com moral para o GP da China, o antepenúltimo da temporada 2006. Mas nos treinos, sob chuva, foi Alonso quem fez a pole, com o alemão apenas em sexto. Voltou a chover na corrida, mas a água parou de cair quase no fim da corrida. Em excelente recuperação, Schumacher partiu para cima de Alonso e de seu companheiro Giancarlo Fisichella para conquistar sua 91ª e última vitória na F1.

Malandragem inútil

Depois de ficar fora da F1 por três temporadas, Schumacher voltou em 2010. Apesar de não ter sido nem sombra do piloto da primeira passagem, o alemão mostrou que não tinha esquecido a velha malandragem… Em Mônaco, um acidente na volta 74 causou a terceira entrada do safety car na prova, e Alonso e Schumacher ocupavam a sexta e sétima posições. O safety car deixou a pista no fim da última volta, e, pelo regulamento, não poderiam haver ultrapassagens. Só que enquanto Alonso ia mais devagar, Schumi enfiou o carro na curva Anthony Noghes… Na pista, o alemão acabou à frente, mas os comissários desportivos, incluindo o velho rival Damon Hill, não aceitaram a manobra e puniram o piloto da Mercedes, que caiu para 12º.

 — Foto: Infoesporte — Foto: Infoesporte

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