Matérias

Drogarias e farmácias são alvo de fiscalização da VISA Manaus, nesta tarde

Uma operação de “prevenção, avaliação e controle do risco sanitário” vai verificar a situação de farmácias e drogarias em funcionamento irregular/clandestino, em Manaus, nesta quinta-feira (23).

O objetivo da fiscalização da Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é coibir “agravos” à população usuária de produtos farmacêuticos.

A operação, deverá percorrer vários estabelecimentos da cidade, sob o comandada da gerente de Vigilância de Produtos da Visa Manaus, Nilza Negreiros.

O balanço da operação deve ser divulgado pelo órgão municipal ainda nesta quinta-feira (23).

Venda Remédios na Rua 

Na última terça-feira (21), em reportagem exclusiva de Fábio Melo, a Rede Tiradentes denunciou a venda de medicamentos sem receita médica por ambulantes em vários bairros de Manaus. A reportagem mostrou que a proliferação da venda ilegal de remédios debaixo dos olhos das autoridades locais em colocando em risco a saúde da população.

 

A situação foi mostrada em pleno terminal de ônibus da matriz, no Centro de Manaus. Um homem com uma caixa de madeira, oferecia os medicamentos que só deveriam ser vendidos com receita médica em farmácias credenciadas, entre eles o antibiótico amoxilina, muito usado para tratar infecções na garganta.

Passando por uma pessoa interessada na medicação, o repórter Fábio Melo médio relatou que o “farmacêutico de rua” ainda deu orientações referentes à posologia ou forma de uso do remédio, o que só pode ser feito por um médico.

 

Após ver o repórter com o microfone e a câmera, o vendedor de remédios saiu correndo, tomando rumo ignorado.

Segundo a Visa Manaus, Vender medicamentos que tem a venda regulada e necessitam de receita médica é crime que pode levar os infratores para a cadeia.

O diretor da Visa Manaus orientou a população a que não adquirir medicamentos vendidos por ambulantes.

A reportagem também verificou o mesmo procedimento em outros pontos da cidade. No centro e nos bairros. Nas bancas de camelos, tem de tudo. De bala a veneno pra Rato. Resta aguardar a Fiscalizacao.

 

Um comentário para “Drogarias e farmácias são alvo de fiscalização da VISA Manaus, nesta tarde”

  1. Farmacêutico verdadeiro disse:

    Farmacêutico de rua¨é um termo agressivo e pejorativo com a classe farmacêutica pois farmacêutico não vende medicamentos nem na rua nem em outro lugar deveriam ter mais cuidados seja lá quem for que edita estas notícias a não ser que seja também um jornalista de rua¨.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links