Matérias

Donald Trump torna-se o 45º presidente dos Estados Unidos

phpThumb

Com a mão sobre duas bíblias, Donald Trump presta seu juramento e se torna oficialmente o presidente dos Estados Unidos na tarde desta sexta-feira (20), em Washington.

O casal Trump chegou a Capitólio, local onde é realizada a cerimônia de posse, juntamente com o seu antecessor Barack Obama e sua mulher Michelle.

Melania Trump foi apresentada primeiro e entrou acompanhada da mulher do vice-presidente, Karen Pence. Na sequência, entraram Obama e seu vice, Joe Biden.

Em seguida, o vice-presidente eleito, Mike Pence, foi anunciado. E, logo adiante, veio o presidente Donald Trump, que iniciou o seu juramento.

Trump, então, toma posse e se torna oficialmente o novo presidente dos Estados Unidos.São disparados tiros de canhões oficializando a posse. E ele faz o seu primeiro discurso como presidente.

16h54: Mike Pence presta juramento

Clarence Thomas, juiz do Supremo Tribunal, conduziu o juramento do novo vice-presidente dos Estados Unidos. Pence sucede a Joe Biden no cargo.

Depois de Pence é a vez de Donald Trump prestar juramento como Presidente dos Estados Unidos.

16h43: “Now We Belong”

A música “Now We Belong” é cantada pelo coro da Universidade do Estado do Missouri antes do juramento de Donald Trump.

O juramento será conduzido pelo chefe de justiça dos Estados Unidos e presidente do Supremo. Donald Trump vai erguer a mão direita e colocar a esquerda sobre duas bíblias: a sua bíblia de infância e a bíblia de Abraham Lincoln, já usada por Barack Obama.

16h32: Donald Trump na tribuna

O presidente eleito dos Estados Unidos está já na tribuna onde irá prestar juramento.

16h30: Mike Pence na tribuna para prestar juramento

O vice-presidente eleito Mike Pence chegou já à tribuna. Vai prestar juramento como vice-presidente dos Estados Unidos.

16h27: Na tribuna à espera de Trump

Barack Obama, Joe Biden e Michelle Obama já chegaram à tribuna. Encontram-se também na tribuna os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, bem como a esposa Hillary Clinton. Donald Trump deverá prestar juramento dentro de momentos.

16h17: Festa no National Mall

É uma América dividida aquela que assiste hoje ao juramento de Donald Trump. A tomada de posse é marcada por protestos mas também por celebrações.

No National Mall de Washington encontram-se alguns apoiantes incondicionais de Donald Trump. De todas as idades, esperam pela tomada de posse.

“É um dos maiores acontecimentos da História. Os meus netos continuarão a ouvir falar dele”, confidencia Nick Questel à France Presse, equipado de um chapéu com a frase que marcou a campanha de Trump: “Make America Great Again”.

16h04: Barack Obama e Donald Trump no Capitólio

O Presidente e o seu sucessor já chegaram ao Capitólio, onde Donald Trump prestará juramento. Os dois deslocaram-se juntos a partir da Casa Branca. Melania Trump seguiu na mesma viatura que Michelle Obama. Mike Pence deslocou-se no mesmo carro que Joe Biden.

15h50: Trump e Obama saem da Casa Branca


Resultado de imagem para posse donald trump
Donald Trump e Barack Obama abandonaram a Casa Branca. O Presidente Obama sai pela última vez daquela que foi a sua residência durante oito anos. Trump e Obama vão juntos para o Capitólio.

15h47: Saída da Casa Branca

Michelle Obama e Melania Trump saíram da Casa Branca. Vão juntas para o Capitólio. Saíram também o vice-presidente Joe Biden e o seu sucessor Mike Pence.

15h41: Confrontos em Washington

São esperados mais de 300 mil manifestantes em Washington contra a presidência de Trump. Há já pessoas a protestar e a polícia está a tentar controlar os manifestantes.

A agência Reuters dá conta de que opositores a Trump partiram já a montra de uma sucursal do Bank of American, uma restaurante Mc Donalds e vidros de viaturas.

15h22: América Dividida

As diversas manifestações pró e contra Trump são o símbolo de uma América verdadeiramente dividida. A correspondente da RTP em Washington, Márcia Rodrigues, faz a leitura do atual momento dos Estados Unidos.

15h15: “Acredito na mudança porque acredito em vocês”

Barack Obama voltou a despedir-se dos norte-americanos com uma sucessão de tweets publicados na sua conta oficial. O Presidente norte-americano diz ter sido uma honra servir os norte-americanos, afirmando que o povo fez dele “um melhor líder e uma melhor pessoa”.

Obama promete que “não irá parar” e que continuará agora “como cidadão, inspirado pelas vossas vozes de confiança e justiça, bom humor e amor”. Barack Obama anunciou ainda a criação da Fundação Obama e pede aos norte-americanos que acreditem.

“Não na minha capacidade de trazer a mudança mas na vossa. Eu acredito na mudança porque acredito em vocês”, lê-se na conta oficial do Presidente cessante.

14h50: Trump na Casa Branca

Donald Trump já chegou à Casa Branca, acompanhado pela esposa Melania Trump. O próximo casal presidencial reúne-se agora com Barack e Michelle Obama. 

O ponto alto está marcado para o meio-dia em Washington, serão então 17h00 em Portugal Continental. Vai ser o momento em que Donald Trump vai prestar juramento perante o chefe de justiça que é também o Presidente do Supremo Tribunal no exterior do Capitólio.

14h40 – tudo a postos para a emissão especial da RTP

Chegou o Dia T, de Trump. O magnata do imobiliário de Nova Iorque que tantas vozes, de um extremo ao outro dos continentes, consideraram incapaz de prosseguir, por qualquer via, uma carreira política toma agora posse como Presidente dos Estados Unidos. O 45.º. Após dois mandatos do primeiro Presidente afro-americano, Barack Obama.

Escreve-se História em Washington, a capital federal do país onde – verdadeiramente – tudo é possível. “Tudo começa hoje! Vê-los-ei às 11h00 para o juramento. O MOVIMENTO CONTINUA – COMEÇA O TRABALHO!”, lê-se na conta de Twitter de Donald Trump.

Há uma cuidada coreografia preparada para a investidura, cujo ponto mais alto acontece pelas 12h00 locais (17h00 em Lisboa). É então que o cidadão Donald John Trump, de 70 anos, presta juramento sobre duas bíblias: uma pessoal, que recebeu da mãe em criança, e aquela que foi usada há 156 anos no juramento de Abraham Lincoln.

Presidente entre presidentes

São três os antigos inquilinos da Casa Branca que testemunham o advento de Trump, além de Barack Obama, o Presidente cessante: os democratas Jimmy Carter e Bill Clinton e o republicano George W. Bush.

A adversária de Donald Trump na corrida à Presidência, Hillary Clinton, tem igualmente lugar reservado.

No exterior do Capitólio estarão 900 mil pessoas, rodeadas de draconianas medidas de segurança, com 28 mil agentes mobilizados.

Será também uma jornada de manifestações em diferentes cidades da América – a favor e contra o novo Presidente. À semelhança, de resto, do que aconteceu na véspera.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links