Matérias

Dois amazonenses estavam em voo de paulista que veio com coronavírus para o Brasil

Dois passageiros do Amazonas que chegaram nesta quarta-feira (27) a Manaus, vindos da Itália vieram no mesmo voo com o idoso paulista de 62 anos diagnosticado como o primeiro caso registrado com coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Amazonas.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Costa Pinto,  as pessoas estão sendo monitoradas duas vezes ao dia por uma por um Comitê de Saúde formado por vários órgãos.

“Eles estavam muitas fileiras atrás da fileira onde estava o paciente positivo. Nós estamos realizando todas as ações de vigilância, fazendo o monitoramento, já fomos nas residências desses pacientes, já fizemos entrevistas com eles e com os contactantes deles e todos estão sendo monitorados.”

O secretário da saúde do Estado, Rodrigo Tobias de Souza, disse, porém, que não há casos suspeitos no Estado.

“Não há casos suspeitos, não há casos confirmados de coronavírus no Amazonas! Estamos com todo o sistema de vigilância de prontidão, em alerta!”

Os casos que preocupam, neste momento, afirmou Rosemary Costa Pinto, são os de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já somam 216 casos diagnósticos em todo o Estado, disse.

“A nossa preocupação muito grande, nesse instante, é com os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados pelos vírus Influenza A e B – H1 N1,  e Influenza B, também pelo vírus Sincicial Respiratório, que afeta principalmente crianças, e, além disso, outros vírus que estão circulando e que, dependendo do sistema imunológico do paciente, leva a quadros graves.”

O Comitê de Vigilância do coronavírus em Manaus, formado por profissionais da SUSAM e Semsa, FVS e Fundação de Medicina Tropical, orienta que as pessoas que tiverem qualquer gripe mais forte ou alguns dos sintomas do vírus, devem procurar um pronto-socorro com urgência, reforça o diretor do Hospital Tropical, Marcus Vinicius Guerra.

“Começa com febre, início súbito, tosse e dificuldade respiratório e com adinamia – , sem vontade de trabalhar ou produzir, desenvolver trabalho.”

O Hospital Delphina Aziz, na zona norte, foi a unidade que foi adaptada para receber possíveis casos do coronavírus. No caso da SRAG em crianças, deve-se procurar o Hospital Infantil Icam, o Hospital Infantil Dr. Fajardo e o Pronto-Socorro Infantil da Zona Leste. Os adultos devem procurar a Maternidade Ana Braga e o Instituto da Mulher Dona Lindu.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links