Matérias

Dia Nacional de Conscientização da Triagem Neonatal ou “Teste do Pezinho,” é comemorado nesta terça

Dados oficiais revelam que a triagem neonatal, como também é conhecido o teste do pezinho, é realizada em mais de 80% dos recém-nascidos do país. Segundo orientações do Ministério da Saúde, o exame deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida da criança, a fim de detectar doenças metabólicas, infecciosas e genéticas, que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras sequelas à saúde da criança.

No Brasil, a Triagem Neonatal foi incorporada ao Sistema Único de Saúde em 1992, com uma legislação que determinava a obrigatoriedade do teste em todos os recém-nascidos vivos. Em 2001, essa Portaria foi atualizada pelo Ministério da Saúde, que criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) para combater as doenças rastreadas, e desde junho de 2014, todos os Estados do Brasil estão habilitados para o Programa. Mas ainda há uma grande falta de conhecimento da população e muitas mães não sabem para que serve o teste.

O teste do pezinho é gratuito e obrigatório, por isso todo bebê nascido em território brasileiro deve fazer o exame no momento da alta hospitalar. O Teste do Pezinho é um exame simples e quase indolor realizado através da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido.

Para que o procedimento ocorra de forma tranquila é recomendado que a mãe segure o filho em pé, no seu colo. Assim o bebê se sente mais seguro e a posição do pezinho, voltado para baixo, facilita a saída de sangue.

Na década de 40 as mães não tinham esta oportunidade e os médicos, pela dificuldade de detectar os sinais e sintomas que confundiam com outras doenças, diagnosticavam tardiamente. As crianças tornavam-se vítimas da doença pelas complicações graves e irreversíveis levando à morte.

Desde a década de 60, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem se empenhado para divulgar a importância dos programas populacionais de Triagem Neonatal. Com o propósito de informar a população sobre a importância do exame, a data da publicação também foi incluída na agenda da Saúde, e por isso, neste dia 6 de junho, é feita uma alusão ao Teste do Pezinho.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links