Matérias

Detran-AM realiza ações para chamar atenção sobre as consequências das escolhas no trânsito

A importância de tomar as decisões corretas em relação ao trânsito. A conscientização de pedestres e condutores é objetivo de uma campanha que começa nesta semana, e deve atingir, além de Manaus, os municípios da Região Metropolitana (RMM) e Parintins, na região do Baixo Amazonas.

“Se beber, não dirija, não usar o celular enquanto dirigir, usar cinto de segurança, dar preferência ao pedestre na faixa, não entregar a direção de um veículo a pessoa não habilitada. São muitas as situações em que tomar a decisão correta faz toda a diferença. É pra isso que vamos chamar atenção durante todo o mês de maio. Vamos realizar ações educativas nas escolas, nas ruas, nos bares, empresas e também nas igrejas”, anunciou o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonel Feitoza, ao fazer o lançamento da programação da campanha educativa “Maio Amarelo” – Atenção pela vida, na última sexta-feira (28/04).

De acordo com Feitoza, a campanha vai se estender por todo o mês de maio. Por conta do feriado do Dia do Trabalhador, a programação começa nesta terça-feira (2), com ato público e blitz educativa, no município de Iranduba (a 22 quilômetros de Manaus). A ação será realizada em parceria com o Instituto Municipal de Trânsito de Iranduba, além do Movimento Pedala Manaus, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores e a Liga Amazonense de Trauma. A programação terá inicio às 9h, na praça central da cidade.

Até o dia 31 de maio, a campanha desenvolverá ações nos municípios de Rio Preto da Eva, Itacoatiara, e Manacapuru, também, na RMM, além de Parintins, no Interior do Estado.

Além das blitz educativas, palestras em escolas, empresas, igrejas e feiras, o Detran-AM também vai realizar mais uma edição do curso Mecânica de Salto Alto. O curso será ministrado nos dias 6 e 13 de maio e as inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de maio, na gerência de Educação do órgão, localizado na Avenida Mario Ypiranga Monteiro, no bairro Parque Dez, zona Centro–Sul da cidade, no horário das 8h às 14h. No ato da inscrição, será exigida a doação de duas latas de leite em pó.

Durante a campanha “Maio Amarelo”, o Detran-AM também vai se reunir com prefeitos e demais gestores dos municípios do Interior, no dia 22,  para tratar sobre a questão da municipalização do trânsito, ações educativas e fiscalizações, que deverão ser realizadas nas cidades, no decorrer deste ano.

Sobre o Maio Amarelo

A escolha por maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links