Matérias

Demóstenes pede para sair

O senador Demóstenes Torres (GO) redigiu carta com pedido de desfiliação partidária do DEM e encaminhou o documento ao partido, segundo a assessoria de imprensa do presidente da legenda, senador Agripino Maia (RN). A carta deve ser divulgada nos próximos minutos, disse a assessoria.

A decisão foi tomada após o DEM anunciar a abertura de um processo disciplinar para apurar o envolvimento do senador com Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela PF em fevereiro sob a acusação de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás.

Segundo gravações da Polícia Federal, o senador teria usado o mandato para favorecer o bicheiro.

Com o pedido de desfiliação, o processo disciplinar que poderia resultar na expulsão do senador do partido perde o sentido.

Com o pedido de desfiliação, o DEM poderá ir à Justiça Eleitoral para requerer de volta o mandato do senador. O partido poderá alegar na Justiça Eleitoral que o senador goiano incorreu em infidelidade partidária. A lei prevê como justificativas para deixar a sigla durante mandato a fusão do atual partido com outra legenda, a criação de novo partido, uma mudança radical no programa partidário ou sofrer grave discriminação pessoal. Em tese, Demóstenes não se encaixaria em nenhum desses itens.

Mesmo fora do partido, Demóstenes continua correndo risco de ficar inelegível porque antes de uma eventual decisão definitiva da Justiça Eleitora o senador continuaria no cargo e ainda poderia ser cassado e perder o direito de se eleger. Na semana passada, foi protocolada representação na Comissão de Ética pedindo a apuração de quebra de decoro parlamentar em função do suposto envolvimento do parlamentar com Cachoeira.

Em caso de perda do mandato, Demóstenes também ficará sem o foro privilegiado. Fora do Senado, ele seria investigado e julgado pela primeira instância e não pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso retorne à vaga que ocupava no Ministério Público de Goiás, antes de ser eleito, poderia sofrer processo administrativo no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e responder criminalmente pelas denúncias na segunda instância, o Tribunal de Justiça de Goiás.

Antes de anunciar o processo de expulsão, o DEM havia cobrado explicações de Demóstenes. O partido queria que ele apresentasse justificativas ou fizesse um pronunciamento na tribuna do Senado. Mas o senador argumentou que precisa de mais tempo para analisar o inquérito ao qual responderá no Supremo Tribunal Federal.

2 Comentários para “Demóstenes pede para sair”

  1. E por isso que nosso País não vai pra frente, quando um pobre é pego roubando ou furtando ele vai preso, principalmente se este for leigo, mas quando é esses ladrões, que deveriam ser expulsos de seus cargos sem direito à nada, principalmente sem seus salários,a única coisa que acontece é serem afastados de seus cargos, mas, continuam recebendo!!!!!!!Eta coisa boa….ehhhhhh…….

  2. elias nilo disse:

    este pfl ja era,mudou de nome,mudou os lideres e não mudou o conteudo…
    eu era filiado ao pfl,desde de quando morava e varginha,eu filiei-me pois era o partido que pregava a menor participaçao do ESTADO na economia e o brazil esta nesta draga pois o ESTADO é muito grande,vim para o AMA ZONAS e inscrive-me ou transferi minha filiaçao para o diretorio de manaus.Nunca tive a pretensao de ser candidato,só acho salutar as pessoas terem um partido,todos temos times por que não ter partido.
    Mas o dem aqui é pior que a nivel nacional,ele exclui seus filiados não abastardos das decisoes que decidam o rumo do partido,só cacique alias normal aqui tambem,pois o psdb parece um feudo,psb de serafim idem e assim vai.
    mas quando um filiado procura um partido para protocolar uma açao contra o governo do estado,pois o filiado em questão estava a seis meses com o femur quebrado e o hospital adriano jorge não o operava.Dai vem o secretario do partido um tal de PIO e diz que por ser da base do governo não poderia fazer e nem apoiar um protesto é pra acabar,na hora desfiliei-me e vi o porque as pessoas refutam a ideia de inscrever-se em partidos politicos.
    e este será o destino do demo,um partido bipolar,com pessoas bipolares,como demonstra este tal demóstenes o DEMOCRATA acaba em 2014.Como figuras como esta e seus lideres AGRIPINO,cezar maia não farão falta alguma….

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links