Matérias

Defensoria Pública nomeia mais seis defensores e inaugura novo prédio para atender a população

– (fotos: Chico Batata) –

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nessa segunda-feira (6), uma nova unidade para o atendimento da população que precisa de assistência jurídica na área de Família, em Manaus.

Na mesma ocasião, foi assinada a nomeação de seis novos defensores aprovados no último concurso público realizado pela instituição, para atender às demandas dos polos da Defensoria Pública no interior do Estado. Atualmente, a DPE tem polos em Parintins, Itacoatiara e Humaitá, por meio dos quais atende 18 municípios dos arredores.

A nova unidade da Defensoria está localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, próximo ao Fórum Henoch Reis e terá horário de expediente de 8h às 14h, seguindo a rotina de atendimento do órgão em todo o Estado.

Uma importante mudança é que a 1ª, 4ª, 6ª e 7ª Varas Forenses de Família, que atualmente funcionam nas dependências do Fórum Henoch Reis, passarão a funcionar no novo prédio, que abrigará 14 Defensorias de Família.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, a ideia é proporcionar excelência no atendimento e nos serviços prestados à população, além de propiciar maior conforto para o assistido, defensores e servidores. Ele aponta como um dos destaques do espaço uma sala de espera para atender com mais qualidade a população.

“O prédio abrigará as defensorias que ficam dentro do Fórum Henoch Reis. Como a estrutura lá não é muito grande, na maioria das vezes os assistidos ficavam aguardando atendimento em pé, nos corredores e escadas. Pensando nessa situação, a Defensoria resolveu buscar este novo espaço para melhorar a qualidade do atendimento e do serviço, possibilitando maior conforto ao assistido e ao defensor público”, explicou o defensor público geral.

Estratégia

Rafael Barbosa ressalta que, apesar do novo espaço, uma sala no Fórum Henoch Reis será mantida para serviços específicos da Defensoria na área criminal. “Todo o atendimento do assistido será feito no novo prédio, mas manteremos a sala no fórum para apoio, audiências específicas, reuniões de defensores e peticionamentos imediatos na área criminal, porque o Henoch Reis é, agora, praticamente um fórum criminal”, disse.

Conforme o defensor geral, a transferência não resultará em prejuízo ou dificuldades para a população, uma vez que o imóvel fica próximo ao fórum e contará com estrutura planejada para oferecer atendimento diferenciado.

“A localização que definimos foi pensada contemplando todos os envolvidos. Como são muitas audiências ao longo do dia, não tínhamos como vislumbrar um imóvel em outra localização que não fosse nas imediações do fórum, pois o defensor que hoje se desloca com facilidade dentro fórum, perderia muito tempo no trânsito se escolhêssemos um lugar mais distante.

Para o assistido será melhor pela estrutura que ele terá à disposição no momento de resolver seu problema”, ponderou.

Agendamento

A exemplo dos demais núcleos da Defensoria espalhados pela cidade, a população poderá agendar os serviços para a nova unidade por meio do agendamento online no site da Defensoria (http://agendadpeam.com/home) ou pelo telefone no Disk 129. No serviço telefônico a população também tem acesso ao esclarecimento de dúvidas, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações e encaminhamentos. O serviço está disponível das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links