Matérias

Crescimento do emprego na construção civil em Manaus é destacado na CMM

O saldo positivo de empregos no setor da construção civil, por conta das ações da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e da Prefeitura de Manaus, foi destacado nessa terça-feira (15/10), na Casa legislativa.

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) atribuiu o leve índice de crescimento no mercado de trabalho à aprovação, pela CMM, do Projeto Lei 042/2019, que autorizou a solicitação de empréstimo de R$ 350 milhões, pelo município de Manaus, junto à Caixa Econômica Federal.

O recurso foi destinado à Operação Requalifica, executado pela prefeitura da capital, com obras de infraestrutura urbana, reformas de praças e escolas e à atual operação tapa-buracos em curso nas ruas da cidade, que moradores de todas as zonas da capital aguardavam ansiosamente. Graças às obras, a administração municipal pode contratar e gerar emprego num momento de aperto para muitos trabalhadores.

“Nós temos que dar respostas ao povo. Trabalhar em conjunto na aprovação de pacote de obras e gerar empregos para essas pessoas. No ano passado, 10 mil trabalhadores foram inseridos no mercado. Este ano, a marca já alcança 15 mil e, até final do ano, a meta é empregar 20 mil”, acrescentou Sassá, que também é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e Montagem do Estado do Amazonas (Sintracomec).

No discurso, o parlamentar também aproveitou parabenizar outra categoria de operários – os professores – pelo seu dia, celebrado em 15 de outubro. “Parabéns aos professores. Uma classe guerreira e sofrida, responsável pela formação de médicos, advogados, engenheiros e outras profissões. Graças a eles, temos o privilégio de podermos nos tornar excelentes profissionais”, concluiu.

Estatística:

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados  em setembro, o Amazonas registrou em agosto, pelo sétimo mês seguido, aumento no saldo de empregos com carteira assinada em todas as comparações de períodos. A alta foi puxada pelos setores de Serviços, Construção Civil e Indústria.

Em relação a julho, o saldo avançou 0,42%, impulsionado pela criação de 1.905 empregos celetistas, já que as admissões (12.171) superaram os desligamentos (10.266). No ano, 101.980 trabalhadores ingressaram no mercado de trabalho no Amazonas e 91.313 deram baixa na carteira, gerando alta de 2,39% em relação ao estoque anterior. Em 12 meses, a diferença entre contratações (148.465) e demissões (135.772) gerou alta 2,86%. Assim como nos levantamentos recentes, os melhores desempenhos vieram dos setores: indústria de transformação, construção civil e serviço.

“As pessoas que estão trabalhando devem agradecer a iniciativa da Casa. Tem várias obras em andamento na cidade como construção de escolas, viadutos e outros serviços. O mercado trabalho de Manaus deu um leve salto, mas não por iniciativa do governo federal e sim pelo trabalho dos vereadores que aprovaram projeto para gerar empregos no seguimento”, informou.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links