Matérias

CPRM alerta para possível cheia histórica

Do portal da CBN Manaus

O nível do Rio Negro pode subir, este ano, a 29,96, e até superar a cheia de 2009, quando foram registrados 29,77. 2012 também já supera a marca de 2011, quando as águas alcançaram 28,62.

A previsão foi anunciada nessa segunda-feira (02), pelo setor de hidrologia da Superintendência da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais (CPRM). O superintendente da CPRM, Marco Oliveira, disse que “ainda não se pode precisar se teremos a maior cheia de todos os tempos, mas, é bem possível que isso ocorra”.

De acordo com Marco Oliveira, os especialistas não esperavam uma subida nesse níve, uma vez que isso tende a ocorrer a cada 10 anos. “Há uma periodicidade de uma década entre esses fenômenos, mas, dessa vez, isso aconteceu apenas três anos depois da última cheia”, disse.

Nessa segunda-feira (2), a Prefeitura do Careiro da Várzea, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM), a 25 quilôimetros da capital, decretou estado de emergência. De acordo com o Diário Oficial do Município (DOM), a situação é anormal, e Careiro da Várzea está vulnerável por conta da enchente, potencialzada pelas chuvas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 18 municípios do Interior do Amazonas estão oficialmente em estado de alerta. O fenômento vêm afetando principalmente as comunidades rurais, em função dos prejuízos à agricultura familiar e ao atendimento básico de Saúde.   

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links