Em razão das recentes pressões da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), a concessionária Manaus Ambiental vem agilizando os serviços oferecidos em todas as zonas da cidade e intensificando o atendimento itinerante e social aos usuários da capital.
Neste sábado (4), equipes da Manaus Ambiental vão estar no conjunto Cidadão 10, bairro Tarumã, zona Oeste, entre 9h e 16h, para atender aos moradores. “A ideia é atender aqueles que não têm muito tempo durante a semana, mas qualquer um pode nos procurar. Vamos estar na Escola Karla Patrícia e nas ruas, inclusive, com carro de som para facilitar a renegociação, mudança de titularidades e demais procedimentos comerciais”, informa o engenheiro responsável pela área social da Manaus Ambiental, Semy Ferraz.
De acordo com a concessionária, serão ofertadas uma série de ações que visam proporcionar “melhorias” nos serviços prestados pela empresa na localidade. Segundo a Manaus Ambiental, no mês de julho, foram realizados aproximadamente 900 atendimentos no residencial, entre negociações de débito, instalação ou substituição de hidrômetros, alterações no vencimento da fatura e retiradas de vazamento.
Os serviços vêm ocorrendo desde o dia 4 de julho, de segunda a sexta-feira, na Escola Estadual Karla Patrícia.
Para receber os serviços, o morador precisa apresentar o número de inscrição no Programa Bolsa Família (NIS), comprovação de titularidade na ligação de água, Carteira de Identidade e CPF, comprovante de residência e conta de água atualizada. “Vamos aproveitar também para fazer procedimentos comerciais nos imóveis que estavam fechados durante a semana, instalação de hidrômetros, verificação de vazamento e serviços gerais de esgotos”, destacou Semy.
Durante o atendimento, também são oferecidas condições especiais de negociação e pagamento acessível que abrangem a inclusão de cada morador na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água e esgoto para famílias de baixa renda. Os critérios são estabelecidos via Decreto Municipal 2.748/2014.
Paralelamente ao suporte na escola, uma equipe socioambiental da empresa tem ido às residências para informar sobre os procedimentos e, consequentemente, realizar os serviços com o apoio da própria comunidade. “Temos verificado diversas situações, entre as quais as de vazamento nas casas, que estão entre os principais vilões do estouro no consumo”, observa a supervisora de Gestão de Parcerias da Manaus Ambiental, Geaneide Vilhena.
Além do acompanhamento da pressão, a concessionária tem adotado medidas operacionais como vistoria técnica no reservatório do Cidadão 10, realizando reparos e obras necessárias para o local.
Negociação
Morador do Cidadão 10 desde a inauguração do conjunto, ‘sêo’ Rodrigues não só conseguiu reduzir e parcelar os débitos, como também teve um problema de vazamento resolvido na casa dele.
“Baixou muito depois da negociação. Já dei entrada na primeira parcela, de quinze prestações, e agora vou pagar somente trinta e dois reais pelo consumo”, comemorou. “Pedi que uma equipe fosse lá em casa. Trocaram meu medidor, encontraram vazamento e resolveram”, informou o comunitário.
Quem também vive há oito anos no conjunto é Lucélia Freire, que soube da ação por terceiros e disse que ficou satisfeita com o que viu. “Consegui negociar todas as minhas pendências de contas atrasadas”, frisou.
Compromisso
A série de ações realizadas no Cidadão 10 representa o compromisso da empresa de promover saúde e qualidade de vida por meio do saneamento básico, além de prezar pelo diálogo, respeito e qualidade na prestação dos serviços.
Atualmente, a Aegea atende a mais de 7 milhões de pessoas, em 49 municípios de 11 estados. A empresa mantém canal de comunicação direto com as lideranças comunitárias, por meio do “Afluentes”, programa em que os líderes apresentam suas demandas para soluções prioritárias.