Matérias

Cobrando educação e saúde, indígenas bloqueiam trecho de rodovia que liga Manaus a Autazes – AM. Manifestação gerou clima de tensão entre índios e motoristas.

– (foto: Marcos Lima) –

Um trecho do km 90 da rodovia 244, que liga a BR 318 ao porto da balsa, em Autazes, na na Região Metropolitana de Manaus, foi bloqueado por um grupo de indígenas, na manhã desta sexta-feira (8/2). Usando galhos e folhas de árvores os manifestantes chegar a fazer uma fogueira no local.

Confira vídeo:

Aos motoristas, que estão impedidos de seguir viagem, os indígenas disseram que a manifestação, que ocorre próximo ao porto da balsa de Autazes, é por atenção das autoridades por Saúde, Educação, dente outras demandas.

Desde cedo, os índios, que estariam armados, não permitem a passagem dos veículos e impedem motoristas de seguirem, viagem. Eles afirmam que a estrada passa por dentro das terras indígenas e estão decididos a barra inclusive a presença da polícia.

Segundo as informações, as pessoas estão em pânico no local. Nos carros, além de adultos, crianças de colo e idosos pedem providências às autoridades.

Após cerca de duas horas, alguns motoristas tiveram a passagem liberada, mas a situação gerou um clima de tensão entre índios e motoristas que tinham urgência, inclusive por causa de uma idosa doente. Confira em vídeo:

Os manifestantes são contra a municipalização da Unidade de Saúde da Aldeia Indígena e cobram indenização pela estrada de Autazes, que está corta terras indígenas.

Após a manifestação, o grupo caminhou para a frente do Fórum e, em seguida, continuou a manifestação em frente ao prédio da Prefeitura de Autazes.

A BR-319 tem influência direta sobre 10 municípios do Interior do Estado: além de Autazes, Careiro da Várzea, Manaquiri, Careiro Castanho, Borba, Beruri, Manicoré, Tapauá, Humaitá e Canutama.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links