Matérias

CMA comemora 42 anos

O comandante do Exército, General Enzo, presidiu a solenidade comemorativa dos 42 anos do Comando Militar da Amazônia, na noite desta quinta-feira. Também estiveram presentes vários ministros do Tribunal de Contas da União, entre eles o seu presidente, Benjamin Zymler.

Fui homenageado com o diploma de Amigo do CMA, comenda oferecida pelo general Villas Boas. Agradeço a generosidade do comandante do CMA, seus oficiais e soldados.

Comandante do CMA, general Villas Boas, falou da história do Comando Militar da Amazônia

Recebi das mãos do comandante da 12a. Região Militar, general Teófilo, o diploma de Amigo do CMA.

Comando Militar da Amazônia (CMA) é um dos Comandos Militares de Área do Brasil. É o Comando de Área que compreende a região norte e o Estado do Maranhão, em parte, e exceto o Estado do Tocantins, e envolve a 8ª Região Militar, com sede em Belém (PA) e da 12ª Região Militar, sediado em Manaus (AM). Possui em sua estrutura organizacional, unidades reconhecidas como as melhores unidades de combate na selva do mundo, formada por índios da região amazônica e por militares oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva, também subordinado à sua estrutura.

História

Amazônia Brasileira compreende vastíssima extensão de terras e a maior bacia hidrográfica do mundo – a bacia do Amazonas. Além da Região Norte, dela fazem parte os estados do Mato Grosso e fração do Estado do Maranhão. É o que chamamos de Amazônia Legal.

Pedro Teixeira, desbravador e explorador português, foi o responsável, há mais de três séculos, pela posse da Amazônia para Portugal. Deve-se a ele a exploração de mais de 10.000 km² de rios e trilhas, em toda a bacia Amazônica, partindo de Belém do Pará e chegando até Quito, no Equador.

A presença militar nessa região vem do início do século XVII, quando os portugueses efetivamente passaram a desbravá-la e a consolidar sua posse.

O embrião do Comando Militar da Amazônia (CMA) remonta ao ano de 1956, com o então Grupamento de Elementos de Fronteira, em Belém doPará, porta de entrada para a conquista da Amazônia e, hoje, ponto de partida para o seu desenvolvimento. Mudou-se para Manaus em 1969, sede atual. Com o passar dos anos, o CMA cresceu de importância no cenário nacional e, hoje, engloba organizações militares de todas as armas e todos os serviços, participando do processo de consolidação da defesa do território nacional, haja vista guarnecer mais de 11 mil km de fronteiras com sete países sul-americanos, fator que impõe ao CMApreocupação constante com o adestramento de seu contingente.

Fonte: Wikipedia

Aniversário do CMA presidida pelo Comandante do Exército, general Enzo e vários ministros do TCU

 

FOTOS: Sgt Ronaldo Borghi (CMA)

2 Comentários para “CMA comemora 42 anos”

  1. Marcos disse:

    Parabéns ao Exército Brasileiro, parabéns ao CMA. Uma das poucas instituições que gozam de grande credibilidade junto ao povo brasileiro.

  2. Ronaldo Borghi disse:

    Parabéns ao amigo RT, pelo excelente trabalho desenvolvido junto à sociedade amazonense!

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links