Matérias

Câncer de laringe deve registrar 80 novos casos, em 2017, alerta FCecon

O câncer de laringe alcançar, apenas este ano, cerca de 80 novos casos, no Amazonas. Todos em homens. A previsão é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS). De acordo com o Inca, é uma doença cuja incidência ainda preocupa.

A projeção mais recente do Instituto não inclui dados para a população feminina no Estado.Para o Brasil, são aguardados 7.350 novos diagnósticos, a maioria, na população masculina: 6.360.

Os médicos alertam que há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.

Ainda segundo os médicos, quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Em Manaus, dando continuidade aos avanços na área cirúrgica, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou a primeira cirurgia endoscópica a laser, para o tratamento do câncer de laringe, o 5º mais frequente entre os homens no amazonenses.

O diretor-presidente da fundação Cecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, disse que a principal vantagem desse tipo de terapia é a rápida recuperação e a reinserção do paciente à vida social, com retorno às atividades cotidianas em uma semana, geralmente.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links