Matérias

Campanha nacional busca conscientizar moradores do Amazonas sobre importância da Doação de órgãos

Lembrado no dia 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos nem sempre é notado pela maioria das pessoas. Na maioria das vezes, essa informação chega a pessoas mais interessadas em informação diária de fatos policiais, esportivos, sociais etc. Mas certamente é informação para pessoas que necessitam de um órgão ou dos parentes delas.

É o que afirma, em carta aberta, a jornalista Cher Almeida Lima, em que diz como resolveu se associar à campanha nacional. Confira:

“Me chamo Cher Almeida Lima, sou jornalista, designer de moda e bacharel em direito, há 4 anos e meio abracei a causa da Doação de Órgãos, Tecidos, Sangue e Medula. Virei uma Ativista pela Doação!! Há 2 anos e três meses, estou junto com mais 45 mil pessoas, na Fila Nacional de Transplante de Órgãos no Brasil, digo eu estou!! Porque o cadastro é da minha Abelha Rainha “mãe”, quem entra nessa fila não entra só. O acompanhante vai junto, a família vai junto. É uma fila dolorosa, o lado bom é que você conhece muita gente, muitas histórias, algumas de vitórias e outras não!!!… A dor passa ser compartilhada. Uma coisa é certa só entende quem passa pela fila ou conhece alguém que está nela.

Nasci e moro em Manaus capital do Estado do Amazonas, lugar que sempre amei pela sua natureza e cultura, que é pouco valorizada pelos seus habitantes. Porém, ultimamente, eu olho para minha cidade com desprezo, desgosto, vergonha. O tom de minha pele é branca, sou filha e neta de peruano, português e cearence. Nunca tive vergonha de dizer que sou descendente de índio, e não tenho! Pois todo brasileiro é descendente de índio. Mas tenho vergonha de ser amazonense, não pela beleza e localização do meu Estado. E sim pela organização governamental, pelo pouco acesso a cultura, pelo sistema de saúde que aqui é um descaso. Aqui quem necessita de um transplante ou é transplantado, em Manaus essas pessoas são encaminhados para outros Estados do país, que oferecem tratamento para transplante de órgãos. Considero isso um absurdo!!!! Transplante é pago com dinheiro Federal. Não consigo entender/engolir porque Manaus não tem um Centro de Transplante de Órgãos que funcione. Porque o transplante não é feito aqui?! Fica só a promessa de um hospital local passar a fazer isto. Faz tempo que falam disso!!!

Por aqui como no restante do pais, a doação de Sangue e Medula necessita de mais doadores. Precisamos conscientizar a população da importância de ser um doador.
É fácil ser doar órgãos avise sua família do seu desejo, para doar sangue e medula procure um Hemocentro do seu estado e faça sua inscrição SEJA UM DOADOR.

Como profissional da mídia, aconselho meus colegas de profissão a buscarem fazer mais matérias falando da doação, da importância de ser um doador, das dificuldades de quem espera a doação.
Torço muito para que um dia a doação de órgãos, tecidos, sangue e medula vire matéria educacional nas escolas, pois a criança aprende mais rápido que nós adultos”conclui.

VAMBORA é apoiadora Nacional da Doação de Órgãos

Vambora convida você a fazer parte dessa corrente do bem #sejaumdoador

Grave seu vídeo de 1 minuto falando da importância de ser um doador de órgãos, que será comprtilhado em nossas redes sociais.

Vamos! Vem! Vambora nessa campanha!

Para mais informações, ligue 85 992448315

@avida_convida

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links