Matérias

Braga questiona Graça Foster sobre investimentos da Petrobras no Amazonas

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), questionou nesta terça-feira (11) a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, sobre os investimentos da empresa no Amazonas e em toda região Amazônica. Ele lembrou que há expectativas de descoberta de novas áreas de prospecção de gás natural na região. O questionamento foi feito durante audiência pública promovida pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Infraestrutura da Casa para debater os planos de trabalho da Petrobras.

“Pergunto isso porque já existem, há quatro anos, novos blocos a serem leiloados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para prospecção na região do Norte e na região do Nordeste e no Espírito Santo e até agora isto não tem sido levado à frente”, disse Braga.

Graça Foster respondeu que para investimentos da Petrobras na prospecção de novas reservas é preciso haver mais disponibilidade do gás natural para que a empresa possa analisar a economicidade de transformação química do produto. Segundo com ela, com a chegada do Linhão do Tucuruí a Manaus, será possível disponibilizar o gás para gerações cíclicas e até para transformação em fertilizantes, o que já vem sendo feito no Sudeste.

“Mas para isso é preciso que haja licitações, pois para a Petrobras ter novas áreas essas licitações precisam acontecer, especialmente em terra, e eu acredito que isso deva acontecer no próximo ano”, disse, informando que cabe ao governo federal promover as licitações.

Na audiência pública, Graça Foster falou ainda sobre a determinação da Petrobras na construção do gasoduto Coari-Manaus, o qual ela acompanhou, e elogiou o apoio dado por Braga, na época governador do estado, ao projeto.

“Tivemos vários momentos no Amazonas. Até 2002, não podíamos nem falar em gás naquela região. Nós éramos quase que posto para correr se falássemos no assunto. Após 2002 veio o governador Eduardo Braga e a ele se juntou a vontade da presidenta Dilma, que era ministra das Minas e Energia, a vontade da Petrobras, da Eletrobras, todos se organizaram e hoje nós temos esse gasoduto produzindo”, enfatizou.

*Com informações da assessoria

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links