Matérias

Braga aponta traição e “forças ocultas” conspirando contra Vanessa

Por Raquel Ulhôa – Valor

MANAUS – O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), reconhece o favoritismo do ex-senador Artur Virgílio (PSDB)  seu adversário político local na eleição para a Prefeitura de Manaus, mas avalia que uma vitória do tucano teria repercussão nacional “zero”.

Braga contesta a análise dos tucanos, explicitada em Manaus pelo senador Aécio Neves (PSDB), de que a oposição está saindo fortalecida, por conquistar espaços nas regiões Norte e Nordeste.

“O que adianta o PSDB fazer o prefeito de Manaus e o [José] Serra perder São Paulo? Compare a Prefeitura de São Paulo com a de Manaus. Essa eleição aqui é um fato isolado, da nossa província, de um jogo que está olhando para 2014 aqui, no Estado. É o jogo do poder local. Tentar extrapolar e dar a isso uma importância nacional é dar ao Artur e ao PSDB do Amazonas uma força que eles não têm”, disse Braga ao Valor.

Para minimizar uma vitória do PSDB fora de São Paulo, o líder afirma que os tucanos paulistas é que mandam na legenda e que Aécio é “vítima dessa força política”. Segundo ele, uma derrota de Serra tira de Aécio qualquer adversário no PSDB para a disputa presidencial, mas, se houvesse possibilidade de outro tucano paulista disputar, “Aécio não conseguiria, de novo, ser o candidato”.

Ex-prefeito de Manaus e ex-governador do Amazonas com gestões bem avaliadas, o pemedebista afirma que sua força política maior é na capital do Estado, mas não conseguiu transferir votos para sua candidata, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

“Durante os dez anos em que estamos ganhando eleições no Estado, nunca ganhamos a prefeitura. Só tive a prefeitura quando fui prefeito”, afirmou, citando a vitória, em 2004, de Serafim Corrêa (PSB), e em 2008, de Amazonino Mendes (PDT).

Segundo ele, “erros” da campanha de Vanessa, “problemas de divisão” entre as forças que a apoiam, da qual faz parte o governador Omar Aziz (PSD) e o PT, “traição” e “forças ocultas” por trás da candidatura tucana resultaram no quadro atual, no qual a candidata do PCdoB aparece nas pesquisas com 29% contra 61% de Virgílio, segundo a primeira sondagem do Ibope no segundo turno. Nesta sexta-feira deverá ser divulgada nova pesquisa.

Para o senador, a preferência manifestada pelo eleitor de Manaus por Arthur Virgílio, pelo menos nas pesquisas de intenção de voto, apesar de a presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terem vindo à capital do Amazonas pedir votos para ela, não significa perda de prestígio do governo petista no Estado.

“Nada a ver. Pode fazer qualquer pesquisa em Manaus, qualquer consulta pública. Isso não existe. O que aconteceu aqui foi uma outra coisa. Tem a ver com traição, com um monte de coisa. Traição é uma série de conjunturas que estão envolvendo essa campanha. Tem que entender as forças ocultas que estão nesse processo, quem financiou quem.”

Para Braga, o tucano é favorito, mas os números mostrados pelas pesquisas são exagerados. “Enfim, se ela perder, é mérito do adversário, que conseguiu, em seis meses, sair de uma condição inviável até para candidato a vereador para ser prefeito da cidade de Manaus pela segunda vez, depois de ter feito uma administração desastrosa”, afirmou.

Até agora, Braga vinha sendo considerado um candidato imbatível para retornar ao governo do Estado em 2014. Se a vitória de Virgílio se confirmar, no entanto, o jogo eleitoral no Estado pode ser alterado.

Há risco de divisão do grupo político de Braga, que inclui o PT, o governador e o PP da deputada federal Rebecca Garcia, que seria a candidata preferida de Omar Aziz, mas desistiu na véspera da convenção.

Braga nega ter sido responsável pela desistência de Rebecca. Segundo versão de interlocutores da deputada, o líder teria feito “chantagem”, dizendo que ela sofreria uma campanha sórdida, com questões pessoais tornadas públicas.

“Isso é uma coisa absolutamente absurda. Eu não comento isso. Tem um jogo promíscuo entre alguns da elite que nunca gostaram de mim, nunca tiveram relação comigo muito boa, porque nunca fui sujeito a determinado tipo de chantagem e a determinado tipo de negócios”, afirma.

O pemedebista não nega a intenção de disputar em 2014. “Mas depende da vontade do povo, de desígnios de Deus. Eu costumo dizer para as pessoas: vão espalhando, para ver se dá certo”.

 

14 Comentários para “Braga aponta traição e “forças ocultas” conspirando contra Vanessa”

  1. Ed disse:

    El eles só estão colhedo oque plantaram!

  2. Luciene disse:

    Quem acabou com a canditura de Vanessa foi o proprio
    Eduardo, pois o que fez com a Rebeca ainda esta na mente do povo,além de outras fatores de questões políticas, aliás, quase não se viu o apoio que ele deveria prestar a sua canditada ou será que pensava bastar querer eo povo aceitar.
    agora, inventa essa de forças ocultas…
    Eduardo Braga, antes de mais nada, deve primeiramente pensar antes de falar, não agir por impulso. procucar saber sobre sua atuação por trás da adminstração pública e a opinião popular, isso também conta…

  3. Anônimo disse:

    As forças ocultas é Deus que está do lado do Artur.
    Você já era Braga, não nos engana mais, nem vc nem essa cambadas de corruptos a quem vc se apoia, e venha pra gonverno pois queremos ver vc derrotado novamente vai ser um banho.kakaka!

  4. Rodrigo disse:

    Esse tipo de declaração é lamentável. Eduardo Braga está tentando tapar o Sol com a peneira. A PRESIDENTE DA RÉPUBLICA fez lobby para a candidata dele, e mesmo assim ela está patinando nas pesquisas. Me irrita profundamente essa mania que a esquerda Amazonense PT/PSD/PMDB tem de achar que o Amazonas e a Cidade de Manaus são propriedade deles. Não sou fã do Artur, mas torço para ele tenha força política junto com os Tucanos para mostrar para esses palhaços que a batalha está longe de acabar.

  5. William disse:

    E a província senhor Senador irá lhe impor uma derrota esmagadora amanhã…

  6. sergio disse:

    Mais uma vez veio a tona a verdadeira face do Eduardo Braga, pessoa medíocre, ardilosa,capaz de usar as maneiras mais inescrupulosas pra se manter no poder. Povo amazonense, esse cara não merece nossa consideração, pois é muito mesquinho, e tudo que ele diz que fez pode ter certeza que o retorno agradavel pra ele não foi a alegria da população não. A maneira desqualificante que ele tratou Manaus como uma província, revela o seu egocentrismo.

  7. claudio souza disse:

    Senador, aguardemos 2014… o Sr vai ver quem reside na provincia, e quem são os provincianos..aguardeeeeeeeeee.

  8. Pedro disse:

    Este homem se acha um “deus” no Amazonas e ainda chama as pessoas de provincianas.A época dos coronéis já passou!

  9. regis disse:

    as eleições pra governo promete porque Aecio neves se mostra nao ser contra a zona franca de manaus e o cara tem carisma e se for dilma candidata o PT JA ERA o unico que pode virar o jogo e o propio lula com todas historia do mensalão isso prova que o amazonas nao mais curral eleitoral o governo ja era eduardo.

  10. EDGARD disse:

    E ISSO AE MANAUS EDUARDO BRAGA FOI QUEM MAIS ENDIVIDOU O ESTADO DO AMAZONAS. ARTUR NELES 45 JA

  11. jorginho disse:

    Quem viver verá em 2014 o Eduardo perder mais uma eleição caso seja candidato a governador. Ele vem sim porque não vai conseguir ser leal ao mandato de senador. Vem que estamos te esperando para mais uma paulada em você nas urnas.

    obrigado

  12. Manaus mostrou que não é curral eleitoral de Eduardo Braga.. este sujeito está colhendo o que plantou, fez muito mal a muitas pessoas, enganou muitos a quem lhe ajudou,agora está colhendo todas as mazelas que plantou…Artur Neto deu um banho de Democracia nos seus adversários, com propostas e projetos para Manaus, com ordem e progresso !!!!…. Gostaria muito que este sujeito Aly babá Eduardo Braga em 2014 disputar o governo do Amazonas para levar outra surra do nossa Diplomata e eterno Senador Artur Neto !!!!…Para ele aprender como se faz uma eleição com ética e Democracia, coisa que este sujeito nunca soube fazer !!!

  13. Manaus mostrou que não é curral eleitoral de Eduardo Braga.. este sujeito está colhendo o que plantou, fez muito mal a muitas pessoas, enganou muitos a quem lhe ajudou,agora está colhendo todas as mazelas que plantou…Artur Neto deu um banho de Democracia nos seus adversários, com propostas e projetos para Manaus, com ordem e progresso !!!!…. Gostaria muito que este (editado) Eduardo Braga em 2014 disputar o governo para levar outra surra !!!..

  14. RAIMUNNDO disse:

    INFELIZMENTE O POVO DE PARECE PIOLHO VAI PELA CABEÇA DOS OUTROS É FÁCILO DE SER DOMINADO.EM QUANTO O SE DEIXAR LEVAR POR NOVELA E FUTEBOL,BOI MANAUS E ETC…PROGRAMAS OPORTUNISTA COM POR EX:SABINO,TABOSA MARCOS ROTTA,HENRIQUE OLIVEIRA O POVO SEMPRE ESCRAVOS DOS PENSAMENTOS ALHEIOS E DOS SEUS PRÓPRIOPS N PENSAMENTOS.A TV E O RÁDIO EXERCEM GRANDE FORÇA MANIPULATIVA NA MASSA LOCAL POR O ARTHUR VENCEU.O POVO FOI LÚDIBRIADO,SÓ Q SÓ VAI PERCEBER A BESTEIRA Q COMETEU DAQUI A POUCO QUANDO A FIXA CAIR

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links