Matérias

Biblioteca da FIEAM democratiza acesso à leitura e informação

download (1)

“Aqui o ambiente de estudo é diferente, diferente de casa, diferente de outros cursinhos, porque é um lugar que você consegue se concentrar mais, você rende mais. Para mim, o auxílio da biblioteca foi excelente”, relata a recém-ingressa no curso de medicina na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Adrya Carvalho, 21.

download (3)

Espaço feito para democratizar o acesso à leitura e informação, a Biblioteca Raimar Aguiar, localizada no 3º andar do edifício homônimo (Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro), é vista como uma referência para estudantes que procuram espaço tranquilo e acolhedor para realizar seus estudos diários no centro da cidade.

download (4)

“O espaço te proporciona esse sossego para os estudos. O acervo e o acesso à Internet também são auxílios na hora da rotina de preparação para o vestibular”, comenta Igor Oliveira, 22, calouro no curso de medicina da UEA e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Igor e mais outros 22 estudantes, que frequentavam a biblioteca, foram aprovados no vestibular em novembro de 2016. Dentre os cursos estão medicina, odontologia, engenharia e economia. A aprovação veio após estudos em cursinhos e com o auxílio dos mais de cinco mil títulos bibliográficos do acervo da “Raimar Aguiar”, divididos entre as mais de 40 áreas do conhecimento, como explica a bibliotecária América Smith.

“Nós damos apoio aos estudantes por meio do auxílio do acervo, prolongando o prazo de empréstimo e procurando estar sempre de olho nos editais. Vemos os assuntos que serão cobrados no vestibular e indicamos os livros que possam ajudar no estudo deles”.

O estudante Marcos Siqueira, 25, que teve três aprovações, duas em medicina, na UEA e na Universidade Federal de Roraima (UFRR), e outra no curso de odontologia, na Ufam, ressalta que além de bons livros e um espaço adequado para os estudos, o fator psicológico e a força de vontade têm grande parcela na hora da aprovação.

“Coragem, persista e não desista! Apesar da minha idade mais avançada, muitas pessoas me colocaram para baixo e hoje eu estou aqui, com a aprovação”, relembra Siqueira.

Existente, desde 2007, a Biblioteca Raimar Aguiar vai completar em maio 10 anos de atividades. Criado pelo saudoso empresário e então vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Moyses Israel, que via o espaço como uma das contribuições da indústria para a educação e também uma forma de integrar a sociedade sobre o Sistema FIEAM, como lembra a bibliotecária Selene Moreira.

download (2)

“O Sr. Moyses sempre foi o maior incentivador da biblioteca. O espaço passou a existir devido ao seu grande esforço e interesse. A maior alegria era encontrar os aprovados, aos quais fazia questão de presentear com livros todos os anos”.

Para frequentar a Biblioteca Raimar Aguiar, que recebe em média de 40 a 50 pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, basta se cadastrar, com a entrega de uma foto 3×4, comprovante de residência atualizado (água ou luz) e um documento com foto.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links