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Avançam as ações para implantação de passagem seca no rio Autaz-Mirim na BR-319/AM, diz DNIT

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Em menos de 20 dias, duas pontes desabaram na rodovia federal.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalha ativamente para finalizar as ações necessárias para retomar a trafegabilidade na BR-319/AM, após o desabamento da ponte sobre o rio Autaz-Mirim. De acordo com o departamento, neste fim de semana, as equipes finalizaram o berço do sistema de drenagem e concluíram o lançamento das três linhas de tubos envelopados para a travessia seca no rio.

Nesta segunda-feira (17) a Autarquia dará continuidade aos trabalhos de assentamento dos tubos e do aterro com brita e areia para os recobrimentos da estrutura com altura mínima de 1m, de forma a garantir a proteção do bueiro e liberar o tráfego de veículos. Após a finalização, será feita a terraplenagem da passagem, que terá 30 metros de extensão.

No rio Curuçá, as equipes da Autarquia realizam serviços de acabamento na cabeceira esquerda, com lançamento de lastro de rachão. Os acessos nas margens do rio Curuçá já estão concluídos, dando condições para a operação das balsas neste ponto da BR-319/AM.

Desta forma, ao finalizar a passagem seca, o DNIT restabelecerá por completo a trafegabilidade da rodovia, direcionando todos os esforços para a reconstrução das pontes.

EMERGÊNCIA – O Departamento publicou na edição do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (11), as portarias que decretam situação de emergência de ambas as pontes. A partir da decretação de emergência, o DNIT tem autorização para realizar a contratação dos serviços para a reconstrução das travessias. O anteprojeto de engenharia encontra-se em fase avançada de conclusão.

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